Chico Buarque chega aos 70 anos! Conheça um pouco do famoso músico e escritor
Um dos maiores nomes e mentes da música brasileira, da qual as letras sempre foram um dos maiores destaques, não há como não reconhecer o músico Chico Buarque de Holanda como também um dos grandes escritores do país.
Autor de sete livros, incluindo os elogiados "Budapeste" e "Leite Derramado", o compositor de inúmeras canções, interpretadas pelos mais diferentes artistas e até por ele próprio, completou 70 anos nesta última quinta-feira (19) e, como não pretende parar tão cedo, está prestes a lançar sua próxima obra.
Na casa onde vivia com seus pais - o historiador Sérgio Buarque de Holanda e a pianista Maria Amélia Cesário Alvim-, Chico tinha um vasto contato com os livros e os clássicos literários. Não surpreende que ele tenha construído uma carreira baseada no bom trato com as palavras e na criatividade.
"Ele vive nesse mundo da criação, tanto da música quanto da literatura. A cabeça dele voa muito, está o tempo todo trabalhando, maquinando algo. Talvez por isso ele goste de andar na rua, jogar futebol, porque é quando ele coloca o pé no chão, literalmente", define em entrevista Regina Zappa, jornalista e biógrafa do artista, ao portal de notícias UOL.
A primeira experiência de Chico publicando um livro foi ainda bem jovem, com apenas 22 anos, com o songbook "A Banda", de 1966, que trazia letras e partituras de suas músicas e o conto "Ulisses", veiculado originalmente no jornal do Colégio Santa Cruz, onde estudava.
Em 1974 veio "Fazenda Modelo", seu primeiro romance, que trazia o estranho subtítulo de "Novela Pecuária".
Fonte: UOL