Filme Argentino é indicado ao Oscar; Brasil fica de fora novamente
Com direção de Damian Szifron, "Relatos Selvagens" possui humor sofisticado e inteligente.
As produções cinematográficas brasileiras estão deixando a desejar ultimamente, tanto que nenhum foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, enquanto a Argentina continua mostrando seu poder e emplacou “Relatos Selvagens” na lista, contra “Ida” (Polônia), “Tangerines” (Estônia), “Leviatã” (Rússia) e “Timbuktu” (Mauritânia).
Dirigido por Damian Szifron, o longa-metragem reúne seis relatos, cujos personagens reagem de forma violenta a determinados acontecimentos. Em uma das histórias, Ricardo Darin, um dos principais atores da atualidade na Argentina, faz o papel de um especialista em demolição, cujo carro é rebocado por estar mal estacionado. A partir daí, a situação dele vai de mal a pior, o que o leva a tomar medidas drásticas.
O site Último Segundo publicou uma matéria dando cinco motivos para assistir “Relatos Selvagens”, e comparou o título com as recentes comédias nacionais. “Como muitas comédias brasileiras, ‘Relatos Selvagens’ foi sucesso de bilheteria: fez 3 milhões de espectadores e se tornou o longa mais visto do ano na Argentina. Isto, porém, sem o humor rasteiro e as piadas sobre flatulência que caracterizam, por exemplo, ‘O Candidato Honesto’, para citar um filme nacional atualmente em cartaz” (a mátéria é de outubro de 2014). O portal ainda descreve o humor da produção argentina como sofisticada e inteligente.
No Brasil, a expectativa era que “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” fosse indicado, mas isso acabou não acontecendo. “Relatos Selvagens” está no catálogo da produtora “El Deseo”, fundada pelo cineasta espanhol e seu irmão mais novo, Agustín Almodóvar.