Cantor Geraldo Roca é encontrado morto na casa onde morava com a família
O músico e compositor Geraldo Roca, de 61 anos, foi encontrado morto, com um tiro na cabeça, na manhã desta sexta-feira (25), em Campo Grande, na casa onde ele morava com a família no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande (MS). A mulher e a filha estavam no local na hora da morte, que ocorreu por volta das 11 horas.
A pedido da família, as investigações ocorrem em sigilo. A única informação confirmada pela polícia, que ainda apura as circunstâncias da morte, é de que a perícia foi até a casa do músico e apreendeu uma arma. A suspeita é que o cantor tenha cometido suicídio.
Geraldo Roca é um dos compositores da música "Trem do Pantanal", feita em parceria com Paulo Simões. A canção é considerada um hino não oficial de Mato Grosso do Sul. O compositor misturava viola, regionalismo e um pouco de folk nas composições e foi regravado por vários artistas, como Almir Sater, que é um dos interpretes mais conhecidos de “Trem do Pantanal”.
Segundo o site "Lado B", o compositor sempre fez questão de deixar claro que a canção fala da fuga da ditadura militar. A primeira apresentação da música foi feita no Teatro Tablado, no Rio de Janeiro. Modesto, Roca disse que não fez a letra pensando no auge. “A música não escolheu essa repercussão, a repercussão que escolheu a música”.
Com dois filhos, Geraldo de Almeida Roca nasceu no Rio de Janeiro, mas vivia há muito tempo em Mato Grosso do Sul. Outras canções que marcaram a carreira do compositor foram "Mochileira", "Polca Outra Vez", "Japonês Tem Três Filhas" e "Dona Música".
Corpo de Geraldo Roca é enterrado ao som de "Trem do Pantanal"
O corpo do músico e compositor Geraldo Roca foi enterrado na manhã deste sábado (26), no cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande. Somente familiares e amigos íntimos acompanharam o sepultamento.
Às 10h10, o corpo saiu da sala onde ocorreu o velório e foi sepultado ao som da música 'Trem do Pantanal', cantada em capela por amigos e familiares (assista ao vídeo). A canção é considerada um hino não oficial de Mato Grosso do Sul e foi escrita por Roca em parceria com Paulo Simões. Todos aplaudiram a homenagem e fizeram agradecimentos ao músico.
Estiveram presentes na cerimônia os artistas representates da música sul-mato-grossense Paulo Simões, Geraldo Espíndola, Jerry Espíndola, Toninho Porto, Rodrigo Teixeira, Henrique Medeiros e Miska Tomé. (Fonte: G1 e Jornal do Brasil)