Baixa audiência de Velho Chico reflete o gosto do público por tramas simples

Totalmente Demais continua surpreendendo, enquanto a nova novela das 21h luta para conquistar seu espaço

Baixa audiência de Velho Chico reflete o gosto do público por tramas simples
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Uma coisa o diretor Luiz Fernando Carvalho já havia deixado bem explícita antes da estreia de Velho Chico: a busca principal não seria por audiência, pois ele tinha pleno conhecimento da dificuldade em difundir uma trama recheada de complexidade e busca pela brasilidade, em uma ambientação realística no nordeste, com personagens de aparência cansada, suada e de gente trabalhadora, que luta para conquistar os objetivos primordiais da vida de um ser humano. Simples aspectos como a sujeira dos personagens recebem críticas negativas de diversos internautas, que se acostumaram tanto com as tramas na cidade grande e com aparências sempre maquiadas a ponto de não conseguirem "digerir" facilmente o novo folhetim escalado para a grade oficial das 21h, na emissora carioca. 

Outro ponto de grandes discussões nas redes sociais são as cenas quentes entre alguns personagens, principalmente envolvendo a participação milionária de Rodrigo Santoro, que, diga-se de passagem, está ganhando cerca de 300 mil reais por mês para fazer parte do elenco da produção. Alguns chegam a questionar a nudez em um horário que não condiz com este tipo de cena, afinal trata-se de uma faixa entre 21h e 22h. Realmente, nesse quesito, poderia haver um pouco mais de senso, pois ainda há crianças assistindo à televisão neste horário, ao contrário de "Liberdade, Liberdade", que será exibida a partir das 23h e terá um espaço bem maior para exibir momentos mais pesados, principalmente por se tratar de uma trama sobre Inconfidência Mineira e os aspectos posteriores vividos por Joaquina (Andreia Horta), filha de Tiradentes (Thiago Lacerda).

Contudo, não se pode, de maneira alguma, desmerecer o belíssimo trabalho presente em Velho Chico, considerada por críticos especializados como uma das novelas mais bem feitas dos últimos tempos, fato que nos leva a discutir acerca da denominação de teledramaturgia atribuída à produção, pois a qualidade por trás do enredo e direção poderiam fazer desta uma série televisiva, até mesmo com parâmetros condizentes às atrações norte-americanas, porém, com um "target" centrado no Brasil, por conta da busca pela paixão nacional. 

Definitivamente, os telespectadores da Globo se acostumaram com tramas contemporâneas, recheadas de triângulos amorosos e a disparidade entre mimados, soberbos e pobres, geralmente moradores de favela, ambiente bastante presente em diversas novelas da emissora carioca, para gerar um conforto maior a todos as classes. 

O que você acha desta baixa audiência apresentada por Velho Chico, a nova novela das 21h? Será que há chances de melhora na passagem de fase, com a saída do atual elenco e entrada dos substitutos em fases maduras dos personagens? Deixe sua opinião nos comentários! 

Afrânio e Iolanda se reencontram e choram de emoção

Após a morte de Leonor (Marina Nery), programada para acontecer na noite desta sexta-feira (25), Afrânio (Rodrigo Santoro) passará por um momento crucial na sua vida, tendo que cuidar de duas crianças ao lado da mãe, Encarnação (Selma Egrei), ainda dominada pela amargura de ter perdido seu outro filho e, ainda por cima, ficar viúva ao término do primeiro capítulo, quando Jacinto (Tarcísio Meira) faleceu. Iolanda (Carol Castro) sempre foi a grande paixão do saruezinho, sobretudo antes de se dedicar aos negócios da fazenda, mas a distância realmente manteve ambos totalmente separados, já sem esperanças de um reencontro, exceto pelo dia em que a cantora fica sabendo sobre o estado de saúde do antigo amor, que acabara de levar um tiro. 

A morena não pensa duas vezes e vai correndo atrás do hospital em que ele está sendo tratado, promovendo um grande encontro na trama, além, é claro, de conhecer Tereza (Julia Dalavia), filha de seu ex-namorado. A partir daí, a alegria virá a tona no casal, que dá início a uma longa conversa sobre o passado, sobre as aventuras vividas em Salvador e todas as vezes em que ambos se encontravam no clube onde Iolanda costumava se apresentar à noite. Esta cena promete! 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: