Resumo “Tempo de Amar”: Lucinda diz para Inácio que Maria Vitória se casou com outro
Obcecada pelo rapaz, ela mente na tentativa de afasta-lo da amada
Maria Vitória (Vitória Strada) está vai passar por muitos perrengues nos próximos capítulos de “Tempo de Amar”, quando dará à luz a Mariana, durante o período em que estiver confinada no convento. Porém, Inácio (Bruno Cabrerizo) não estará em melhor situação. Ao fazer seu último trabalho, antes de retornar para Portugal, o rapaz é assaltado e golpeado na cabeça, perdendo temporariamente a memória e a visão. Aos poucos, ele se recupera com os cuidados de Lucinda (Andreia Horta), pessoa que o encontrou caído, mas acaba se tornando uma vítima das loucuras e obsessões da mulher, que vai fazer de tudo para mantê-lo afastado da noiva, até mesmo inventar que a mocinha está casada com outro homem.
A filha de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes) dedica boa parte de seu tempo para cuidar do português e com isso passa a se sentir fortemente atraída por ele, que por sua vez não esquece Maria Vitória. Ao recobrar as memórias, o jovem conta para sua benfeitora sobre os lindos momentos que passou ao lado da amada: “O som do bandolim me fez lembrar de tanta coisa, Lucinda. Maria Vitória! Minha noiva está em Portugal e se chama Maria Vitória”. A revelação deixa a brasileira chocada, afinal, ela já está muito apegada ao estrangeiro.
Lucinda finge tentar ajuda-lo. Se aproveitando da cegueira, que ainda permanece, ela o engana dizendo que redigirá uma carta dele para a jovem, mas não chega a fazer nada do que propõe. Tempos depois, ela ainda mente afirmando que uma resposta havia sido enviada de Portugal. “Senhor Inácio Ramos, quem escreve é o Senhor José Augusto Correia Guedes (Tony Ramos). Envio esta carta para comunicar-te que minha filha Maria Vitória deu à luz um menino”, ela diz, deixando Inácio extremamente feliz por saber que é pai de um menino, o que não é verdade. “E que ela se casou com um nobre espanhol, que perfilhou a criança. Moram em Madri. Maria Vitória está muito feliz. Por isso, não te atrevas mais a procurar a minha filha. Chega o mal que causaste a ela e ao pequeno!”, a morena dispara, enganando o pobre, que fica desolado.