Empresas de produção dos palcos do "Coachella" constroem tendas de triagem para coronavírus
Com grandes festivais como o Coachella adiados e outros como o South by Southwest cancelados, milhares de empregos na indústria foram afetados. Os artistas estão mantendo a música online, mas aqueles por trás desses tipos de grandes eventos de música ao vivo estão contribuindo de maneiras ainda maiores. Como relata o Los Angeles Times, as empresas de produção geralmente contratadas para festivais em larga escala estão usando seus conhecimentos e recursos para construir tendas hospitalares, equipamentos de proteção e muito mais para os "frontliners" do combate ao coronavírus.
Acontece que não há uma grande diferença entre montar a barraca Mojave, do Coachella, e construir estruturas de triagem para hospitais. As empresas de produção Choura Events e Gallagher Staging são geralmente responsáveis pela construção de palcos e tendas nos terrenos do Empire Polo Club. Eles mudaram rapidamente de marcha para fornecer aos hospitais tudo, desde sistemas de HVAC a pisos elevados para estruturas de emergência. O trabalho que eles estão fazendo ajudará os hospitais a gerenciar o influxo previsto de pacientes com COVID-19, à medida que a curva da pandemia continua a subir.
"Focamos muito rápido em ser uma equipe de socorro em resposta a desastres. Se eu não soubesse fazer o Coachella, não poderia fazer este hospital ", disse ao Times o fundador da Choura Events, Ryan Choura, no Centro Médico Regional de Fountain Valley. "Vi pacientes entrando aqui e vi como eles estão. Isso é real e precisamos nos mexer".
A produção de eventos na escala de um grande festival de música requer a capacidade de se adaptar rapidamente às demandas difíceis. Sem tais demandas vindas da indústria de shows no momento, as equipes foram capazes de usar suas habilidades para um bem maior - mesmo fazendo isso em grande parte pelo custo.
"Lidamos com uma indústria em que, se não estamos consertando as coisas antes da curva, o show não está acontecendo. Então achamos que tínhamos muito a oferecer nessa emergência", afirmou Robin Shaw, co-fundador da Upstaging, sediada em LA e Chicago. A empresa geralmente constrói estruturas para Post Malone, Billie Eilish, Pearl Jam e Roger Waters, mas agora eles estão construindo protetores faciais e divisórias. "Começamos a analisar qual era a necessidade imediata e criamos protetores faciais há duas semanas", acrescentou. "Nossa loja fabrica metal para sets e podemos construir praticamente qualquer coisa."
Obviamente, ainda existem problemas maiores enfrentados pelos profissionais médicos que lutam contra o coronavírus. As empresas de produção não podem fazer muito pelo déficit de ventiladores e outros equipamentos médicos. E mesmo o que eles podem e querem fazer é um desafio quando não há infraestrutura em vigor para ajudá-los a dar o ponto principal para fornecer assistência.
"Gostaríamos muito de ajudar hospitais maiores, mas é difícil chegar a uma pessoa que pode tomar uma decisão e dizer que sim", observou Shaw. Eles têm usado as mídias sociais para divulgar sua capacidade de ajudar, enquanto também procuram outras autoridades do governo local.
Gallagher acrescentou: "Definitivamente, houve uma curva de aprendizado. Poderíamos usar alguma orientação na medida em que seria uma sala de prática médica e gostaríamos que houvesse uma organização com a qual possamos nos comunicar diretamente para oferecer serviços. No entanto, também observei que, embora seja 'definitivamente um ambiente totalmente novo', é também o que estamos acostumados: nos adaptar".
E esta ajuda é muito mais do que apenas manter-se ocupado para esses trabalhadores. "Está trazendo coisas boas para uma situação muito ruim", disse Choura. "Eu tenho 14 caras neste local que estavam sentados em casa. Estou mais satisfeito nas últimas semanas do que na última década. É muito significativo sentir que você faz parte de salvar uma vida".
Shaw expressou sentimentos semelhantes, afirmando em conclusão,
"Mal podemos esperar para voltar ao negócio de shows, porque adoramos. Às vezes vou dormir chorando à noite. Mas recebemos uma mensagem de uma mulher na ala de tratamento de idosos usando uma de nossas máscaras, dizendo que isso salvaria a vida das pessoas. Eu sentei lá e disse: 'Isso é inacreditável, isso pode ajudar as pessoas a não morrerem'".
Os fãs de música podem fazer sua parte ficando em casa e curtindo o novo documentário do Coachella - agora programado para outubro - , que será exibido no YouTube em 10 de abril.