“Plantão da Globo" assusta telespectadores para informar sobre boletim de casos de coronavírus
O Ministério da Saúde está há alguns dias divulgando com atrasos o boletim diário de casos confirmados e falecimentos do novo coronavírus. Hoje (5) o Jornal Nacional não pode informar os casos do dia devido a este atraso na divulgação e optou por lançar um “Plantão da Globo” durante a programação da novela “Fina Estampa” para dar o comunicado.
O “Plantão da Globo”, utilizado normalmente para anunciar casos extremos como grandes tragédias ou falecimento de pessoas reconhecidas pela sociedade, assustou os telespectadores ao interromper a novela. William Bonner foi o responsável por informar sobre o que se tratava o plantão, às 21h45min desta sexta.
O plantão da Globo pra quem perdeu: pic.twitter.com/UcbK1xB3iR
— Julia Pitaluga (@juliapitaluga) June 6, 2020
O Jornal Nacional informou durante sua programação os números apurados a partir das Secretarias de Saúde e, mais tarde, os números oficiais do Ministério da Saúde. O novo balanço trouxe os novos números de coronavírus no país. Nas últimas 24 horas, 1.005 pessoas morreram vítimas de coronavírus, somando 35.026 mortes. Em relação aos infectados, foram 30.830 nas últimas 24 horas, levando a um total de 645.771. Com isso, o país se mantém como o terceiro com mais infectados e o segundo com maior número de infectados.
A vinheta do Plantão da Globo é uma das coisas mais impactantes para brasileiros com mais de 20 anos. Bem mais impactante que escalada do Jornal Nacional. Parece que a birra do governo não deu certo.
— Filipe Barini (@molote_molote) June 6, 2020
Várias pessoas confabulam que a divulgação tardia dos dados sobre o coronavírus seria uma estratégia do governo e do ministério da Saúde para não dar tanta audiência para o tema. Entretanto, com o “Plantão da Globo”, a emissora conseguiu arrecadar mais audiência para a chamada não programada do que para o Jornal Nacional.
Another 1169 Covid-19 deaths recorded today, according to Brazilian TV since government is now reportedly deliberately delaying release of its figures https://t.co/rWZ1IMKhCn
— Tom Phillips (@tomphillipsin) June 6, 2020