Madonna tem perfil no Instagram marcado com selo de fake news por postagem sobre cloroquina
Madonna retornou às manchetes de todo o mundo nesta quarta-feira (29) após entrar para o "time" de celebridades a receber um selo de "fake news" em rede social. O perfil da estrela do pop no Instagram foi sinalizado após a postagem de um vídeo apresentando uma teoria da conspiração envolvendo informações sobre uma falsa cura para o coronavírus.
Segundo a BBC, a artista de "Madame X" afirmou em sua postagem que uma vacina COVID-19 já havia sido descoberta, mas estava sendo mantida em sigilo para "deixar os ricos ficarem mais ricos".
A postagem foi posteriormente excluída do perfil de Madonna, que atualmente é seguida por mais de 15 milhões de usuários, porém como ainda não houve nenhuma declaração por parte dela ou de representantes, não está claro se a conta da cantora foi invadida ou se a postagem foi feita por ela mesma.
O vídeo mostra um grupo chamado America's Frontline Doctors falando em um evento do Partido Patriots Action fora do prédio da Suprema Corte dos EUA. A certa altura, a Dra. Stella Immanuel, de Houston, afirmou que havia tratado com sucesso mais de 350 pacientes com coronavírus até agora com hidroxicloroquina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse recentemente que "atualmente não há provas" de que o medicamento antimalária atue como um tratamento eficaz contra o COVID-19.
.@Madonna posted wild conspiracy theory about COVID-19 to social media.Instagram displayed a "False Information" warning and cited facts to correct the post, including that there is no cure yet for the virus. pic.twitter.com/nXT2TYVRZt
— Pop Crave (@PopCrave) July 29, 2020
Na legenda, Madonna diz que "a verdade nos libertará", acrescentando ainda que "algumas pessoas não querem ouvir a verdade. Especialmente as pessoas no poder que seguem fazendo dinheiro" com a busca pela vacina. A cantora ainda agradeceu Stella dizendo: "Essa mulher é minha heroína".
Antes da postagem ser removida da página de Madonna no Instagram, muitos de seus seguidores criticaram sua aparente decisão de compartilhar o conteúdo. Annie Lennox estava entre os que revidaram a estrela, chamando a teoria em questão de "loucura total".
Annie Lennox no post da Madonna defendendo a cloroquina pic.twitter.com/Zto6cwVBXS
— R/A 🇧🇷💪🏼 (@rafaelaugustto_) July 29, 2020
"Não acredito que você está endossando esse charlatanismo perigoso", comentou Lennox. "Espero que seu perfil tenha sido invadido e você esteja prestes a explicar".
Não é a primeira vez que a Rainha do Pop opina de forma controversa sobre o vírus. Ainda no início deste ano, Madonna chamou o coronavírus de "o grande equalizador" em um vídeo bizarro postado em suas mídias sociais e em maio, ela alegou ter contraído o vírus durante a fatia parisiense de sua turnê "Madame X", ocorrida em março.