Marcos Mion fala sobre a importância da conscientização do autismo
O apresentador também convidou seu filho, Romeu para a entrevista
O apresentador Marcos Mion foi o convidado do “Conversa com Bial” da última sexta (1) e falou sobre a importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Durante a conversa também falou sobre seu filho Romeo, e da criação da lei Romeo Mion.
Durante a conversa, Marcos Mion falou da sua experiência como pai de um adolescente autista, e como explicar de forma lúdica para seus filhos, trazendo conceitos simples e fazendo com que de forma natural, compreendessem tudo: “Eu queria que meus filhos enxergassem o irmão com admiração, como eu enxergo. Eu enxergo ele como mestre. Me coloco numa relação de mestre e aprendiz com ele”.
Mion também falou da importância do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e como enxerga na data a oportunidade das pessoas lutarem pela igualdade e aceitação de pessoas com o espectro. Também afirmou que tem um propósito em sua vida de lutar pelas pessoas com autismo, e utilizar a sua visibilidade e seus mais de 20 anos de carreira para lutar pelo seu filho e por mais de 2 milhões de pessoas no Brasil com a mesma situação. Em outro momento, Marcos Mion contou da grande vitória em conseguir a aprovação da lei Romeo Mion, que possibilita a retirada da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) que garante o acesso prioritário e pronto atendimento em instituições públicas, privadas principalmente nos ramos da saúde, educação e assistência social.
Durante a entrevista, Pedro Bial e Marcos Mion chamaram Romeo para a entrevista e contar sobre seus hobbies favoritos, gostos musicais e até mesmo o instrumento musical que gosta de tocar. Romeo também revelou que é muito fã do programa do pai, em especial do quadro “Sobe o Som”, além de afirmar que adora o ator e músico Lúcio Mauro Filho. Por fim, o rapaz contou da importância da conscientização do autismo e da emoção de quando participou da campanha em 2021 junto com seu pai, ao acender o Cristo Redentor com as cores da causa.