Instagram se tornando TikTok? Usuários criticam a alteração na rede
Criadores de conteúdo reclamam que a rede está focando somente em competir com o app rival.
Durante as últimas atualizações do Instagram, o algoritmo do app tem focado cada vez mais nos seus reels e vídeos ao invés das fotos costumeiramente vistas. Os usuários, por sua vez, criaram um movimento pedindo que o aplicativo não se torne uma versão alternativa do TikTok.
Através de uma publicação em seu twitter, o diretor Adam Mosseri afirmou que o Instagram gradativamente se tornará uma rede de vídeos. Ele citou também que a mudança está ocorrendo de acordo com os padrões de consumo dos usuários.
Durante o vídeo, Adam confirmou que as fotos continuarão a existir no app, porém o que é visto e comprovado, é que as fotos são menos engajadas do que os vídeos, provocando uma migração forçada para este tipo de conteúdo.
Por fim, o diretor confirmou que o aplicativo continuará focando somente em vídeos, pois segundo ele, este tipo de mídia será o futuro e a plataforma deve acompanhar isso.
Confira abaixo o vídeo de Adam Mosseri:
Changes are coming to video on Instagram 📺At Instagram we’re always trying to build new features that help you get the most out of your experience. Right now we’re focused on four key areas: Creators, Video, Shopping and Messaging. pic.twitter.com/ezFp4hfDpf
— Adam Mosseri (@mosseri) June 30, 2021
Com a repercussão negativa das mudanças, uma petição foi criada para que a rede social volte a ser o que era anteriormente. A campanha “Make Instagram, Instagram Again” (Faça o Instagram, Instagram de Novo) conseguiu mais de 150 mil assinaturas. No documento são listados 4 pedidos para que a plataforma resgate o seu modelo anterior, são eles: volta das linhas do tempo cronológicas; não seguir as influências do TikTok; algoritmos voltados para as fotos; e uma plataforma que dê voz ativa para os criadores de conteúdo.
O foco principal das mudanças tomadas é tornar o reels mais atrativo aos usuários da rede social, porém, com o uso excessivo de propagandas e algoritmos que não ajudam aos seguidores, resta saber até quando isso será viável para a empresa.