Instagram: Rede Social anuncia o fim de lives com vendas em sua plataforma
Funcionalidade será retirada na próxima quinta-feira (16).


O Instagram anunciou na última terça-feira (14), que as transmissões ao vivo no aplicativo não poderão mais realizar marcações de produtos. A medida será implementada já na próxima quarta-feira (16). Em janeiro, o aplicativo já havia desabilitado a guia de compras presente no aplicativo.
De acordo com o suporte do aplicativo, a mudança irá ajudar a plataforma a focar seus esforços em produtos e recursos que agreguem um maior valor aos usuários da rede social.
O recurso foi implementado durante a pandemia, visando impulsionar as vendas online na rede social. Junto às marcações de produtos que já podiam ser postados em feeds, stories e reels, as marcações ao vivo podem ajudar as empresas a interagir instantaneamente com os usuários, humanizando a marca perante os clientes.

No entanto, as lojas presentes no Instagram continuarão no aplicativo, mas a tendência é que elas migrem para outros aplicativos que visem uma maior comercialização dentro de suas plataformas, como o TikTok que começou a testar uma função de compra em lives nos EUA em meados de 2022.
Porém, o TikTok não é a única plataforma que está permitindo a função compra em lives. O YouTube também já está permitindo a funcionalidade através de uma parceria com a Shopify. Por fim, o Instagram afirma que irá continuar investido em mais experiências de compras, porém, em outros setores da plataforma.
Todavia, as atitudes tomadas recentemente pelo aplicativo, acabam tornando-o semelhante ao Twitter, haja vista que a rede social planeja adotar o sistema de cobrança por selos de verificação na plataforma, uma medida que vem gerando grandes problemas para a plataforma gerida por Elon Musk.
Sobre o autor
