Após duras críticas, Instagram desiste do novo feed
Usuários reclamaram que a rede social queria se igualar ao TikTok e, após abaixo-assinado, empresa desistiu da atualização.
Eles conseguiram! Os desenvolvedores do Instagram desistiram momentaneamente da atualização do feed de seu aplicativo. Um dos fatores que pode ter causado esse recuo foi a carga de abaixo-assinados feitos pelos usuários, além de críticas pesadas feitas aos desenvolvedores da rede social. Segundo os criadores de conteúdo, a atualização tornaria o aplicativo um novo TikTok.
A insatisfação foi mostrada por vários usuários através da hashtag “Make Instagram, Instagram Again” ou "Faça o Instagram, Instagram de Novo" em nossa língua. O protesto ganhou repercussão quando nomes como Kim Kardashian, sua irmã Kylie Jenner e a fotógrafa Tati Bruening se juntaram à luta.
O CEO da rede social, Adam Mosseri, declarou em sua entrevista à Platformer que está feliz por pelo menos ter tentado, pois as falhas mostram a vontade da empresa de crescer, além da ousadia de mostrar novidades. Mosseri afirmou também que nesse momento em específico, a empresa dará um importante passo para trás e procurar um novo caminho.
As mudanças consistiam em um feed totalmente tomado por vídeos, sem as fotos tradicionais do aplicativo, um feed com alta taxa de páginas recomendadas, ao invés do foco nas páginas seguidas pelo usuário e a tela principal totalmente cheia, se igualando muito ao seu concorrente chinês.
Ao final da entrevista o CEO afirma que o assunto da “atualização” ainda voltará a ser discutido, deixando bem clara a vontade dos desenvolvedores de implementar esta mudança no app.
Outra parte importante das modificações será a menor visualização de perfis recomendados, procurando um melhor algoritmo para os usuários. Durante a entrevista, Adam afirmou que quando se descobre algo novo a resposta do público seria notoriamente empolgante, porém, não é o que está acontecendo agora, então a empresa diminuirá a porcentagem deste tipo de perfil nas timelines do aplicativo.