Novo chipset MediaTek Dimensity 9200 tem especificações confirmadas
Anunciado hoje (8), chipset será o primeiro a possuir Ray Tracing.
A MediaTek, empresa chinesa reconhecida no ramo de processadores, anunciou nesta madrugada, seu mais novo processador premium. O Dimensity 9200 traz grandes novidades, entre elas a presença do Ray Tracing, tornando-o o primeiro chipset a apresentar esta funcionalidade.
O MediaTek 9200 é fabricado com litografia de 4 nanômetros da TSMC e segundo a empresa, oferece um consumo de energia cerca de 25% menor e desempenho 12% maior em relação ao modelo anterior, o Dimensity 9000.
O chipset trará um processador octacore que funciona da seguinte maneira. Um núcleo Cortex-X3 operando a 3.05 GHz, três nucleos A715 operando a 2.85 GHz e 4 núcleos A510 operando a 1.8 GHz. A GPU utilizada será o Immortalis-G715 MC11, a primeira no mercado a oferecer a tecnologia Ray Tracing. A funcionalidade permite, através de inteligência artificial, criar em tempo real, efeitos de luz e sombreamentos mais próximos da realidade. Segundo a empresa, a partir do próximo ano serão lançados os primeiros jogos para celular com suporte ao recurso.
O chipset oferece suporte para WiFi 7, memória RAM LPDDR5x, UFS 4.0, conectividade 5G, Bluetooth 5.3 com áudio Bluetooth LE e Auracast. Outro ponto positivo apresentado é a melhor capacidade de processamento de imagem, a funcionalidade trará IPS dedicado, além de uma inteligência artificial que analisará a imagem e detectando objetos e cenários, processando-os com cores mais próximas da realidade. Ainda no quesito imagens, o Dimensity 9200 oferece suporte a gravações com HDR em múltiplas câmeras, vídeos em 8K a 30 FPS, além da utilização de dois sensores simultâneos, que ajudam a evitar borrões em capturas de longa exposição.
O MediaTek Dimensity 9200 chega como principal concorrente do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. A empresa afirma que os primeiros celulares com o chipset serão anunciados em breve e chegam ao mercado ainda este ano. Esta foi uma estratégia da empresa, que no passado, sofreu com a demora no lançamento do Dimensity 9000.