MediaTek anuncia novo chipset voltado para celulares intermediários
Dimensity 7200 chega oferece litografia de 4 nanômetros e suporte a conexão 5G.
A MediaTek anunciou hoje (16), o lançamento de seu novo chipset Dimensity 7200. O processador, voltado para aparelhos intermediários, promete trazer melhoraias para o desempenho em jogos, além de oferecer suporte a conexão 5G e melhorias no sistema de gerenciamento da bateria.
O Dimensity 7200 é o primeiro da linha 7000. Voltado para os smartphones intermediários, o chipset é produzido com o processo de fabricação de 4 nanômetros da TSMC, com oito núcleos baseados na arquitetura Armv9 de segunda geração. O hardware possui dois núcleos Cortex-A715 operando em 2,8 GHz e seis núcleos Cortex-A510, sem a sua frequência revelada.
O chipset utiliza a GPU Mali G610 MC4, que a empresa firma suportar tempos de resposta mais rápidos, além de entregar taxas de quadros por segundo mais altas. Para os gamers, o lançamento irá oferecer suporte para o conjunto de tecnologias MediaTek HyperEngine 5.0, o que deve incluir recursos como o AI-VRS (AI-based Variable Rate Shading), o que deve oferecer uma melhor experiência durante os jogos sem prejudicar a duração da bateria.
O lançamento da MediaTek apresenta suporte para memória RAM nos padrões LPDDR4 e LPDDR5X, para o armazenamento, o modelo utilizado será o UFS 3.1. Por fim, a MediaTek APU 650 integrada no chipset foi desenvolvida para lidar com tarefas relacionadas com Inteligência Artificial.
Em conectividade, o chipset oferece suporte para sub-6 GHz 5G com 2CC e downloads de até 4,7 Gbps, além de Dual SIM 5G, WiFi 6E e Bluetooth 5.3. Os primeiros celulares equipados com o chipset Dimensity 7200 devem ser apresentados ainda no primeiro semestre de 2023 na China. No entanto, ainda não foi revelado qual será o aparelho que irá inaugurar o chipset.