MediaTek lança o Pentonic 1000, chipset voltado para smart TVs
Hardware é voltado para televisores de alto custo.
A MediaTek, gigante taiwanesa do ramo de eletrônicos, lançou recentemente o seu mais novo chipset, o Pentatonic 1000 é voltado para TVs de alto custo, oferecendo suporte a resolução 4K e taxa de frequência de 120 Hz podendo chegar a até 144 Hz com a tecnologia VRR.
O chipset é compatível com Wi-Fi 6/6E, oferece suporte a tecnologia Dolby Vison IQ, MEMC que dá as imagens a nitidez e suavidade nas capturas, por meio de correções realizadas via software, além do recurso Precision Detail. O hardware atua em conjunto com um processador multi-core, uma GPU dual-core e uma unidade de processamento para inteligência artificial, que traz motores específicos para a decodificação de vídeo em apenas um chip.
Uma parte importante que deve ser citada é a sonoridade, o chipset apresenta assistente de voz, que conecta o dispositivo a outros já existentes no local, som imersivo Dolby Atmos, além de outros recursos avançados.
Segundo o vice-presidente da Dolby, Mathias Bendull, a empresa está trabalhando em conjunto com a MediaTek para uma maior imersão do usuário ao utilizar as smart TVs. O Pentonic 1000 suporta os padrões de vídeos populares como ATSC 3.0, HEVC, AVS3, AV1 e VP9, além da nova funcionalidade VVC (H.266), voltado para streamings em 4K ou 8K. Outro recurso importante é o Intelligent View, que permite ao usuário utilizar até 8 telas simultâneas de diferentes fontes de mídia, todas em alta definição.
Segundo o gerente geral da MediaTek, Alex Chen, o chipset foi projetado para executar todas as novas tendências presentes nas smart TVs, como streamings em 4K, video conferências, watch parties e jogos em nuvem. Chen afirma que o novo hardware fornecerá a melhor experiência de visualização em 4K para os usuários.
Esses foram os únicos detalhes fornecidos acerca do Pentonic 1000, a MediaTek afirma que as primeiras TVs com o novo chipset devem chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2023.