Robô garçom arranca gorjetas e salário de Joel em Travessia
Joel não se conforma com a perda de espaço para uma máquina na novela das nove
As primeiras notícias sobre Travessia já adiantavam a temática do chamado "metaverso" como um dos pontos focais da história de Glória Perez e, após a montagem tenebrosa que incriminou Brisa (Lucy Alves), a novela apresentará Joel (Nando Cunha) como nova vítima da tecnologia nos próximos capítulos, mais especificamente quando um robô garçom chega ao Encanto da Vila.
A máquina rapidamente se torna a grande sensação do bar, garantindo uma evolução importante para o dono, mas não para os funcionários. Joel, que sempre foi reconhecido pelos frequentadores do estabelecimento como um garçom exemplar, começa a ficar obsoleto diante da curiosidade dos clientes sobre a capacidade de Haroldo.
Até Tonho (Vicente Alvite) ficará empolgadíssimo com a novidade, mesmo não fazendo parte do público-alvo do Encanto da Vila, e não demora muito para Marineide (Flávia Reis) perceber a frustração do marido, principalmente depois que ele faz um desabafo sobre a nova realidade no ambiente de trabalho. Nesta fase, Brisa (Lucy Alves) tentará retribuir a gentileza de Joel em agradecimento pelo período em que ele fez de tudo para ajudá-la na trama.
As gorjetas de Joel diminuem e, consequentemente, o salário final de cada vez também, gerando um rombo inesperado na renda familiar e obrigando o garçom a encontrar novos meios para não passar sufoco dentro de casa. Enquanto isso, Nunes (Orã Figueiredo) ri à toa com a freguesia empolgada e sequer percebe o incômodo de um dos seus melhores e mais leais funcionários.