Após discussão, Elon Musk e Tim Cook chegam a reconciliação
Bilionário afirma que houve um mal-entendido entre o Twitter e a Apple.
Ao que tudo indica, o entrave entre a Apple e o Twitter parece ter ganhado um desfecho. De acordo com um tweet publicado na rede social de Elon Musk, o CEO da Apple Tim Cook e o novo dono do Twitter se encontraram no campus Apple Park na cidade de Cupertino para resolverem suas diferenças.
Os desentendimentos começaram quando Musk afirmou que a Apple havia deixado de fazer anúncios no Twitter e que estaria ameaçando remover o seu aplicativo da App Store. O bilionário insinuou que a gigante de Cupertino não seria a favor da liberdade de expressão e atacou a empresa com diversos tweets.
O cerne da questão ocorreu após a compra da rede social pelo empresário, após isso, várias empresas anunciaram que iriam interromper seus anúncios devido à falta de moderação na plataforma. As companhias temem que a liberdade de expressão irrestrita pregada por Musk possa afetar negativamente seus negócios.
Thanks @tim_cook for taking me around Apple’s beautiful HQ pic.twitter.com/xjo4g306gR
— Elon Musk (@elonmusk) November 30, 2022
A dificuldade se tornou real quando vários funcionários que lidavam com a parte de moderação e criação de políticas foram demitidos ou deixaram a empresa o que culminou com os recentes casos de discursos de ódio. Segundo o site Bloomberg, uma grande parte dos componentes do conselho de moderadores do Twitter perderam o acesso às ferramentas de penalização de contas, o que acabou gerando uma grande quantidade de fake news e ameaças.
Elon Musk, porém, afirma que este é apenas um momento passageiro e que tudo irá se resolver quando o seu novo modelo de moderação for implementado. Sobre a Apple, o bilionário afirma que ao se reunir com o CEO da empresa, resolveram um mal-entendido, haja vista que a companhia não havia considerado a possibilidade de retirada da plataforma de sua loja de aplicativos.
No entanto, ainda existem outros problemas a serem tratados, como a assinatura do Twitter Blue, por exemplo. Segundo o site Platformer, Musk estaria atrasando o lançamento do recurso, pois busca uma maneira de evitar a cobrança da taxa de 30% dos lucros obtidos por transações pela plataforma da Apple em dispositivos iOS, o empresário ainda não se pronunciou sobre esta funcionalidade.