Tertúlio tenta fazer um acordo de paz com Zé Paulino em Mar do Sertão
O Coronel tenta acabar com a guerra que existe entre Zé Paulino e Tertulinho
Tertúlio (José de Abreu) está revoltado com tudo o que acontece à sua volta, principalmente com a sua família, sentindo que algo precisa ser feito antes que uma desgraça caia sobre a cabeça de todos. Nos próximos capítulos de Mar do Sertão, o Coronel tentará fazer um acordo de paz com Zé Paulino (Sergio Guizé), na esperança de amenizar a situação.
Não é de hoje que Tertúlio busca outras alternativas para resolver as situações com que se depara, afinal, mesmo sendo rígido, nunca desejou que uma guerra acontecesse. Isso fez com que passasse a analisar melhor o que estava acontecendo e os riscos que a sua família estava correndo.
O Coronel começará a perceber que a sede de vingança de Zé Paulino está começando a tomar grandes proporções, principalmente após perder tudo devido a um golpe praticado por Tertulinho (Renato Góes) e Laura (Eli Ferreira). Esse será o fator determinante para Tertúlio convidar o ex-vaqueiro e lhe oferecer as terras de Daomé (Wilson Rabelo), na esperança de acabar com a guerra entre seus dois filhos antes que alguma desgraça aconteça. O empresário ficará desconfiado dessa oferta, pois não consegue acreditar nas palavras do Coronel, mas ficará tentado a aceitar.
Essa guerra entre Zé Paulino e Tertulinho está afetando diversas pessoas que estão ao seu redor, incluindo Candoca (Isadora Cruz), que já foi vítima da manipulação do ex-marido contra o seu noivo, mas felizmente conseguiu enxergar a verdade e não se deixar levar por palavras cobertas de rancor.