Final de Mar do Sertão deixa como herança a genialidade dos repentistas Totonho e Palmito
A dupla que encerrava os capítulos virou uma atração à parte na novela e certamente já inspirou outros autores para obras futuras na TV
Os artistas Juzé e Lukete, responsáveis por interpretar os repentistas Totonho e Palmito na novela Mar do Sertão foram, sem dúvidas, escolhas certeiras para o folhetim que chega ao fim após uma jornada emocionante em busca da tão sonhada paz em Canta Pedra. Não à toa, o público do Diário 24 Horas elegeu os dois personagens que encerram cada capítulo como os mais engraçados de toda a novela, superando o também elogiado Timbó (Enrique Diaz), o trambiqueiro Sabá (Welder Rodrigues) e a fofoqueira Cira (Suzy Lopes), que se perdeu pelo caminho.
Os encatadores repentistas uniram o útil ao agradável com a clássica prévia dos próximos capítulos e um violão que puxava apenas os acordes necessários para as brincadeiras entre os dois personagens.
Em certo ponto, eles até apareceram no meio de um capítulo, seguindo nossas previsões e turbinando as emoções dos espectadores em um período de total união entre os moradores de Canta Pedra, exceto os vilões.
Tirando alguns pequenos deslizes narrativos que, por vezes, cansaram o público (perfeitamente natural para uma telenovela), Mar do Sertão fecha seu ciclo com saldo positivo e muitos motivos para se tornar uma inspiração criativa no futuro.