Lenovo Yoga Book 9i 2023: Ultrabook chega ao mercado com novo modelo de tela
Aparelho apresenta processador Intel Raptor Lake de 13ª geração.
A Lenovo apresentou durante a CES 2023 seu novo carro-chefe para a linha Yoga, o Yoga Book 9i chega ao mercado como o ultrabook premium da empresa e chama a atenção por apresentar um modelo atípico de tela relembrando o Surface Neo da Microsoft, que até hoje nunca foi lançado, além das ótimas especificações.
O Yoga Book 9i inova ao apresentar duas telas sensíveis ao toque conectadas por dobradiças, dando ao usuário várias maneiras de se utilizar o aparelho, seja como um laptop dobrável, utilizando uma das telas como teclado, ou até mesmo aumentando o tamanho do display ao utilizar o teclado Bluetooth presente no aparelho, ou até mesmo como um monitor duplo.
Apesar da grande inovação, o ultrabook ainda esbarra em alguns problemas, em 2019 a Microsoft desistiu do lançamento da linha Surface Neo, pois o Windows (seu sistema operacional), ainda não estava preparado para este tipo de tecnologia. Anos se passaram e o Yoga Book enfrenta o mesmo problema, relatos de alguns usuários que puderam testar em primeira mão o aparelho durante a CES, afirmaram que por muitas vezes o sistema não detectava quando o aparelho estava na horizontal ou na vertical, no entanto, espera-se que a Microsoft em parceria com a Lenovo possam resolver o quanto antes este problema.
Quanto as especificações, o Yoga Book 9i é um dispositivo voltado para usuários que necessitam de velocidade e produtividade em geral. Para o processamento, o ultrabook apresenta processadores Intel i7 de 13ª geração. O aparelho deve apresentar memória RAM de até 16 GB DDR5 e armazenamento interno que pode chegar a 512 GB via SSD.
Sobre as telas, as duas são OLED com 13,3 polegadas, resolução de 2K, suporte a tecnologia HDR, com barra de som integrada. Por possuir certificação Intel Evo, é esperado que o aparelho possua conectividade Wi-Fi 6E, carregamento rápido, webcam Full HD,
O Yoga Book 9i 2023 deve ser lançado em abril deste ano, o preço sugerido para o aparelho é de $2.000 dólares (cerca de R$10.700,00), a Lenovo ainda não confirmou se o ultrabook será comercializado no Brasil.