Largado sozinho, Coronel batalha pela confiança de José em Mar do Sertão

Após tantos erros, o Coronel Tertúlio terá José como último recurso para encontrar alguma paz na novela das seis

Coronel tenta obter o perdão de Zé Paulino. Foto: Reprodução/Globo
Coronel tenta obter o perdão de Zé Paulino. Foto: Reprodução/Globo
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

As décadas que já se perderam entre as contas de Tertúlio (José de Abreu) reúnem ações ambiciosas em um histórico perturbador de escolhas erradas, mas o Coronel está pronto para buscar algum tipo de redenção pessoal na novela Mar do Sertão, sobretudo após perder completamente tudo para o próprio filho, Tertulinho (Renato Góes), que oficializa a interdição do pai e coloca José (Sergio Guizé) como último recurso do ex-poderoso.

Tertúlio perde o posto de Coronel para Tertulinho, é obrigado a abrir mão de suas propriedades e fica sem rumo na trama. Este é o gancho para a tentativa de conciliação com Zé Paulino, que não pretende perdoar o pai biológico tão cedo, principalmente pelo excesso de mentiras e total falta de respeito pelo povo de Canta Pedra durante seu período no poder. 

José se recusa a confiar no pai biológico em Mar do Sertão. Foto: Reprodução/Globo
José se recusa a confiar no pai biológico em Mar do Sertão. Foto: Reprodução/Globo
José se recusa a confiar no pai biológico em Mar do Sertão. Foto: Reprodução/Globo

O personagem de José de Abreu pode não ser tão caricato e estúpido como Sabá Bodó, interpretado por Welder Rodrigues, mas ambos possuem graus semelhantes de erros absurdos nas costas, com grande capacidade de gerar desastres na cidade. Daqui a algumas semanas, por exemplo, toda a água de Canta Pedra será contaminada, obrigando Candoca a tomar uma atitude desesperada para salvar a população. 

Após fazer uma confissão perturbadora ao Padre Zezo (Nanego Lira), o Coronel ouviu do líder religioso que ele precisa revelar seu passado para que todos ao seu redor saibam a verdade, e é exatamente o que ele vai tentar fazer. O foco de Tertúlio será obter o perdão de José e, quem sabe, encontrar algum caminho que o leve à paz, mesmo que abandone de vez o poder. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: