Hegemonia nos anúncios pode render processos ao Google

Governo americano pretende processar a empresa utilizando a lei Antitruste

Google deve ser processado pelo governo dos EUA. Fonte: Reprodução/YouTube
Google deve ser processado pelo governo dos EUA. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pode abrir em breve um processo contra o gigante das pesquisas Google. O motivo para isto seria o seu predomínio sobre o mercado de publicidade online. As informações foram divulgadas pelo portal Bloomberg.

A ação que deve ser aplicada ao Google é baseada na lei Antitruste, que visa regular a conduta e a organização de negócios para promover a concorrência ampla e evitar quaisquer tipos de monopólios injustificados.

De acordo com as fontes entrevistadas, este processo será a segunda ação deste tipo movida pelo órgão contra a companhia, e está baseada em diversas reclamações realizadas por editores e sites. Segundo eles, muitos anunciantes afirmam que o Google não é totalmente transparente ao não informar detalhadamente o destino dos dólares de seus anúncios, entre os problemas está a divisão, os anunciantes declaram que não sabem qual a porcentagem que lhes é repassada e qual a porcentagem que fica com a empresa.

Ação deve ser oficializada até o final desta semana. Fonte: Divulgação/Google
Ação deve ser oficializada até o final desta semana. Fonte: Divulgação/Google
Ação deve ser oficializada até o final desta semana. Fonte: Divulgação/Google

O Google, por sua vez, se defendeu alegando suas decisões consideram a concorrência crescente neste nicho, uma vez que outros grandes nomes como Meta e Amazon também estão investindo na publicidade online.

Recentemente, a empresa adquiriu dois grandes nomes no mercado de publicidade, a compra da DoubleClick e da AdMob, reforçou ainda mais a hegemonia do Google no mercado de anúncios online.

Até o momento, o Departamento de Justiça e o Google ainda não comentaram sobre o possível processo. Todavia, este pode ser um duro golpe para a companhia, uma vez que sua participação de mercado sofreu uma queda considerável. Em 2016 a empresa apresentava uma participação de 36,7%, no entanto, em 2022, houve uma queda para 28,8%.

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Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
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