MediaTek Helio G36: Lançamento voltado para celulares de entrada surpreende

Chipset promete trazer recursos gamer a aparelhos básicos.

Helio G36 é anunciado pela MediaTek. Fonte: Divulgação/MediaTek
Helio G36 é anunciado pela MediaTek. Fonte: Divulgação/MediaTek
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A MediaTek lançou nesta segunda-feira (13), seu mais novo chipset voltado para smartphones de entrada. O Helio G36 traz para o mundo mais básico, recursos avançados como suporte a telas de alta taxa de atualização. As especificações mostram que o hardware é uma mescla dos já lançados Helio G37 e Helio G35, com alguns ajustes para equilibrar performance e preço.

Uma das principais diferenças deste chipset é a redução de 100 MHz na frequência dos núcleos Cortex-A53, que agora operam a 2,2 GHz e não nos 2,3 GHz presentes anteriormente. Todas as outras especificações são praticamente as mesmas em uma comparação direta.

O chipset, fabricado em 12 nm pela TSMC, apresenta uma CPU de 8 núcleos Cortex-A53 e uma GPU  PowerVR GE8320 operando a 680MHz. As especificações são as mesmas apresentadas nos modelos anteriores, incluindo até mesmo a litografia.

O lançamento suporta memória RAM de até 8 GB no padrão LPDDR4X, rodando a até 1600 MT/s, mas possui compatibilidade também com a versão mais antiga da RAM LPDDR3 a 933 MT/s. O armazenamento continua limitado ao padrão eMMC 5.1, sem adotar a nova versão UFS.

Chipset trará recursos avançados para aparelhos mais simples. Fonte: Divulgação/MediaTek
Chipset trará recursos avançados para aparelhos mais simples. Fonte: Divulgação/MediaTek
Chipset trará recursos avançados para aparelhos mais simples. Fonte: Divulgação/MediaTek

No entanto, a conectividade ainda apresenta alguns pontos que o mantém como um recurso de entrada. O chipset apresenta conexão 4G, Wi-Fi 5 Dual Band e Bluetooth 5.0, mantendo o celular nas redes mais antigas, sem atualizações, por no mínimo mais um ano.

As câmeras, por sua vez, apresentam melhoras. O Helio G36 apresenta a possibilidade da utilização de lentes com 50 MP ou uma dupla de sensores com 13 MP cada. O chipset ainda apresenta estabilização eletrônica (EIS) e uso de IA para aprimoramento das imagens.

No entanto, o maior trunfo do Helio G36 é a adição de “recursos gamer” com a implementação da MediaTek HyperEngine 2.0 Lite, um pacot de tecnologias específicas da marca que habilitam algumas das funcionalidades mais avançadas do processador. Ao utilizar o recurso, são habilitadas otimizações para GPU e CPU, melhorias na rede para performance em games, compatibilidade com telas até Full HD+ (2400 x 1080 pixels), além da taxa de atualização de 90 Hz, mais um aspecto que remete ao Helio G37.

Até o momento, a MediaTek ainda não divulgou qual será o primeiro aparelho equipado com o chipset, no entanto, novidades devem ser apresentadas durante a MWC Barcelona 2023, o evento, marcado para a próxima semana, deve apresentar as novas tendências tecnológicas para 2023. Sobre o Helio G36, devido ao recente histórico da empresa, espera-se que as primeiras marcas a utilizarem a plataforma sejam a Motorola ou a Xiaomi.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: