Sabá, Deodora, Tertúlio ou Tertulinho: quem foi o maior vilão de Mar do Sertão?
Os antagonistas de Mar do Sertão foram capazes de destruir todas as boas intenções em Canta Pedra
Após meses de caos generalizado, Canta Pedra finalmente terá a oportunidade de resolver seus maiores problemas, mas nada será fácil nos instantes finais de Mar do Sertão, afinal os vilões não pretendem largar suas convicções sem lutar. Alguns, como Tertúlio (José de Abreu) e Tertulinho (Renato Góes) buscam algum tipo de renovação tardia, enquanto Deodora (Debora Bloch) e Sabá (Welder Rodrigues) continuam mordendo o osso que já foi largado para trás. Mas afinal, quem foi o pior vilão da novela das seis?
Esses quatro não são os únicos exemplos maldosos, mas são os que mais ganharam destaque ao lado de outras figuras antagonistas, a exemplo dos caricatos Fubá Mimoso (Marco França) e Pajeú (Caio Blat), que largam o mundo do crime para apoiar José (Sergio Guizé) na fase mais crucial da trama, ou os atrapalhados Floro (Leandro Daniel) e Vespertino (Thardelly Lima), que já foram parar atrás das grades pelo desvio de dinheiro na prefeitura, entre outras peças fundamentais na briga descontrolada para sugar os recursos da cidade.
Tertúlio e Sabá, de certa forma, representam o centro de tudo, mas o Coronel abandonou a ambição de vez na reta final de Mar do Sertão, abraçando a última oportunidade de se entregar ao amor e, de brinde, demonstrando seu carinho absoluto por Tertulinho, que sempre se sentiu desprezado pelo pai. Em uma dessas demonstrações, inclusive, Tertúlio assumiu um crime que não cometeu apenas para livrar o filho da prisão.
Isso, obviamente, não elimina os absurdos do passado, mas coloca o personagem de José de Abreu em uma posição de redenção pessoal o lado de Dagmar (Heloísa Jorge). O mesmo pode ser dito sobre o "coronelzinho", que chegou ao próprio limite após encontrar Laura (Eli Ferreira) desacordada na estrada após um acidente de carro. Certo de que a amiga foi vítima de uma sabotagem, o vilão embarca em uma jornada alucinante para desmascarar Deodora.
Este é o outro lado da moeda. Deodora não quer saber de redenção e também não tem tempo a perder na novela das seis. A última jogada para tentar se livrar de sérias consequências é contratar Língua de Sogra (Jaedson Bahia) para matar Zé Paulino, mas enquanto a megera tenta sacramentar a queda do protagonista, Tertulinho age ferozmente para exterminar oficialmente a alegria de quem só se esforçou para afundar a vida alheia.
Nesse mar de fúria e vingança, o inescrupuloso Sabá Bodó também vai pagar caro. O político responsável pelos maiores escândalos de corrupção em Canta Pedra não terá mais para onde correr depois de ter seus maiores podres expostos. Jessilaine (Giovanna Figueiredo), que sempre teve problemas para aceitar a conduta da família, desiste de passar a mão na cabeça do pai e embarca em uma missão pessoal para encontrar um rumo melhor.
A pergunta que fica é: quem foi o maior vilão de Mar do Sertão? Participe da enquete abaixo e aproveite para dizer nos comentários o que você está achando dos últimos capítulos da novela das seis.