Suyane Moreira e Rafaela Cocal vivem mãe e filha indígenas em Terra e Paixão
Iraê e Yandara Guató se destacam no núcleo de povos originários na nova novela das nove
É impossível falar sobre o mercado agrícola brasileiro sem contextualizar a eterna luta dos povos originários por independência e controle de suas terras. Por isso, Walcyr Carrasco preparou um núcleo potente em sua nova novela das nove, Terra e Paixão, destacando nomes como Suyane Moreira e Rafaela Cocal, que interpretam Iraê e Yandara Guató, mãe e filha, respectivamente.
Na trama, Iraê é especialista em ervas e domina as técnicas medicinais da floresta. Um fato curioso e de extrema importância para a construção das duas personagens é a relação real de ambas com a a vivência indígena fora das telas, afinal Suyane e Rafaela saíram de suas tribos durante a juventude para conquistar novos espaços, mas nunca abandonaram as origens.
Iraê e Yandara enfrentam constantes ameaças em Terra e Paixão, principalmente com a desenfreada expansão do negócio de Antônio (Tony Ramos), que, basicamente, não quer saber da integridade física e mental de ninguém ao seu redor, desde que tenha mais motivos para lucrar. Não à toa, ele será o principal suspeito de envolvimento no assassinato de Samuel (Ítalo Martins).
A relação da protagonista Aline (Bárbara Reis) com Iraê e Yandara pode simbolizar um clima de união importante para determinar a dificuldade de lutar contra grandes empresários, ainda mais no ramo agrícola, conhecido pela ampla violência herdada da grilagem, prática ainda comum por todos o país.