Aline usa experiência como professora de matemática contra Antônio em Terra e Paixão
O fazendeiro fará de tudo para enganar a rival, mas Aline utilizará seu amplo conhecimento para driblar as ações ilícitas do vilão
Aline (Bárbara Reis) não terá uma jornada simples em Terra e Paixão. Sem o marido e com um pepino gigante para resolver após ficar desabrigada, a protagonista da nova novela das nove vai ter que modificar completamente sua rotina para garantir uma reviravolta positiva na família. Antes da tragédia criminosa responsável por tirar a vida de Samuel (Ítalo Martins), Aline era professora de matemática, mas agora ela precisa utilizar seu amplo conhecimento para driblar as ações covardes de Antônio (Tony Ramos).
A regra da vez na vida do fazendeiro é o lucro, e não há outra coisa na mente de Antônio que não gire em torno de mais dinheiro na conta, a não ser quando ele se desespera com a dificuldade de lidar com os filhos, sobretudo com Petra (Debora Ozório), que sofrerá constantemente com broncas nervosas do pai sobre seu vício em remédios tarja preta.
Antônio vai utilizar falsos números, ameaças e todos os demais tipos de estratégia para ludibriar Aline, mas ela simplesmente não abre margem para enganações, mantendo-se convicta de que poderá alcançar um degrau por vez no agronegócio, mesmo que precise trabalhar dobrado em comparação com qualquer homem preguiçoso que, por algum motivo inexplicável, se acha dono do mundo.
O machismo entra como discussão fervorosa na trama, juntamente com o silêncio de uma família acostumada a desfrutar da riqueza. Por isso, Irene (Glória Pires), esposa de Antônio, também causará problemas para Aline, enquanto Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond) atrasam os planos da protagonista com o típico triângulo amoroso, praticamente obrigatório no horário nobre.