Por que Fogaça saiu do Masterchef 2023? Chef se pronuncia, mas diz que volta
Henrique Fogaça foi substituído por Rodrigo Oliveira na 10ª temporada do MasterChef Brasil
A estreia do MasterChef 2023 nesta terça-feira (2) carrega uma série de desafios, entre novidades e alguns retornos bastante aguardados pelos fãs da atração, que chega à sua 10ª temporada sem a presença de uma das figuras mais representativas da versão brasileira. Mas afinal, por que Fogaça saiu do MasterChef.
Aos 49 anos, o chef Henrique Fogaça se tornou praticamente uma peça obrigatória no MasterChef Brasil, de acordo com uma parcela considerável do público que acompanha o programa desde o início, mas a rotina intensa de gravações pesou como fator crucial para o afastamento temporário do profissional. Cobrado por seguidores, ele utilizou as redes sociais para se manifestar sobre a ausência ainda no início de abril, e segue se defendendo de algumas críticas.
Leia também: Henrique Fogaça ataca internautas após ser criticado por conspiração sobre Covid-19
Antes de tudo, o chef faz questão de tranquilizar os fãs e afastar qualquer possibilidade de intrigas relacionadas à equipe de produção do MasterChef ou diretamente à Band. "Estou afastado temporariamente para prosseguir com alguns projetos pessoais, família e meus restaurantes", disse Fogaça, que recebeu o apoio de seu substituto, Rodrigo Oliveira, nos comentários: "Até lá vou tomando conta, chefão".
A importante decisão gira em torno da rotina cansativa, que chegou a provocar problemas sérios de saúde nas últimas temporadas, a exemplo de quando a apresentadora Ana Paula Padrão precisou informar aos participantes que Fogaça precisou deixar as gravações devido a "problemas pessoais", ou simplesmente porque ele desmaiou e bateu a cabeça antes de uma prova importante. Alguns anos antes, o jurado também ficou ausente em um episódio após ser diagnosticado com uma pedra no rim. Vale lembrar que, no início de 2021, Paola Carosella surpreendeu o público ao anunciar seu desligamento integral do reality.
Entre os desafios de seus restaurantes, uma marca de roupas e sua jornada no Hardcore, Fogaça preferiu deixar o MasterChef de lado em 2023, pelo menos na temporada principal, dedicada aos competidores amadores, mas ele faz questão de afirmar aos fãs que não abandonou o barco. Em breve, ele retorna ao reality, no MasterChef Profissionais, versão dedicada aos participantes com experiência no ramo gastronômico.