Sobrevivência de Aline impede Antônio de tomar as terras de Samuel em Terra e Paixão
Antônio fica indignado ao descobrir que Aline sobreviveu ao ataque orquestrado no início da novela das nove
Para alcançar seus objetivos, Antônio (Tony Ramos) é capaz de absolutamente qualquer coisa, até mesmo utilizar seus capangas desprovidos de inteligência para acabar com a vida de uma pedra no seu sapato. No início de Terra e Paixão, Samuel (Ítalo Martins) é brutalmente assassinado a mando do fazendeiro, mas Aline (Bárbara Reis) consegue fugir, garantindo uma brecha legal para impedir que as terras do marido sejam tomadas pelo vilão.
Apesar da destruição completa de sua casa, incendiada pelos bandidos que chegam armados até os dentes para destruir mais uma família, Aline coloca na cabeça que precisa honrar o legado do marido, para o desespero de sua mãe, Jussara (Tatiana Tiburcio), que instala um medo constante de qualquer tipo de ataque promovido pelo tenebroso Antônio, um dos maiores vilões já escritos para o horário nobre, ao lado da rígida esposa Irene (Glória Pires).
Além da enorme força de vontade, Aline também contará com auxílios cada vez mais expressivos, destacando-se o empenhado Jonatas (Paulo Lessa), mais um integrante na lista de apaixonados da trama. Ele se junta a Caio (Cauã Reymond) e Daniel (Johnny Massaro), filhos de Antônio, na briga pelo coração da protagonista, e vale ressaltar: Jonatas é primo de Samuel.
Sem condições de tomar as terras para si, Antônio precisará encontrar uma nova forma de derrotar a oponente, mas até seus filhos vão lutar a favor da produtora. Na primeira semana de exibição de Terra e Paixão, Caio fará uma compra secreta de sementes de milho para entregar a Aline, contrariando totalmente os planos do pai e mostrando, desde já, que não vai dar sossego ao canalha.