Após incêndio, trabalhadores se unem para reconstruir casa de Aline em Terra e Paixão
Uma forte união de pequenos e médios produtores possibilitará a Aline a chance de se reerguer após a tragédia que inaugura a premissa da novela das nove
Nem a morte trágica de Samuel (Ítalo Martins) será capaz de destruir a determinação de Aline (Bárbara Reis) em Terra e Paixão, afinal, acima de qualquer combate sangrento promovido por fazendeiros gananciosos, existem pequenos e médios produtores rurais dispostos a fazer a coisa certa para garantir um mercado justo e, consequentemente, sustentar as necessidades de suas famílias. Para Aline, é muito mais difícil, pois sua casa é incendiada, seu marido é assassinado e sua plantação fica completamente comprometida.
Além disso, a protagonista ainda precisa ter o cuidado redobrado para não gerar estilhaços perigosos direcionados à mãe, Jussara (Tatiana Tiburcio), e ao filho, João (Matheus Assis). Pensando nisso, o autor Walcyr Carrasco adicionou Jonatas (Paulo Lessa) como um tempero promissor na trama.
O primo de Samuel fica tão indignado quanto Aline com o ataque ao dedicado produtor, que sonhava em conquistar uma vida tranquila com a linda família, sem a necessidade de enfrentar os perigos cada vez mais traiçoeiros do agronegócio. Nos primeiros capítulos, a mãe de João viverá o luto, mas não demora muito para iniciar sua potente trajetória.
A luz volta a brilhar para a protagonista depois que Jonatas reúne vários trabalhadores para reconstruir a casa de Aline e dar à viúva uma chance de manter o legado de Samuel vivo, para o desespero de Antônio (Tony Ramos), que ficará furioso ao descobrir a sobrevivência da esposa de seu maior inimigo. Agora, Aline será sua rival, e ela não tem a menor pretensão de largar o osso.