Anely tenta convencer Lucinda a denunciar Andrade por agressão em Terra e Paixão
Lucinda vive o caos ao lado de Andrade, mas não consegue tomar uma atitude na novela das nove
A falta de caráter é o principal fio condutor de Terra e Paixão, uma novela dedicada a dialogar sobre os perigos do agronegócio e o perfil violento por trás de qualquer tipo de empreendimento relacionado, mesmo que indiretamente, ao ramo. Paralelamente à história principal, a novela também fará leituras de outros aspectos realistas da sociedade, como a violência doméstica sofrida por Lucinda (Debora Falabella) nas mãos de Andrade (Ângelo Antônio). Quem não suporta acompanhar a situação é Anely (Tatá Werneck).
A divertida personagem interpretada pela apresentadora do Lady Night terá uma trajetória importante na trama, principalmente por ser uma das poucas pessoas que incentivam Lucinda a abandonar o relacionamento tóxico.
Revoltada com o clima absurdo de tensão entre Andrade e Lucinda, Anely engata sérias conversas com a irmã, na tentativa de obter uma resposta positiva sobre a possibilidade de romper o casamento, mas existe um problema: a carga de segredos em torno de Anely e seu perfil espontâneo a colocam como uma espécie de "exemplo ruim" na lista de indivíduos preocupados com a integridade da mãe batalhadora.
Lucinda trabalha mais que o marido e desempenha múltiplas funções dentro de casa, inclusive para cuidar do filho, que sofre bullying na escola por ser albino. Mesmo assim, Andrade ainda acredita que tem o direito de humilhar a esposa quando bem entende. Anely fará de tudo para mudar o cenário.