Cristian revela a Lucinda que Rosa o protege do bullying na escola em Terra e Paixão
Rosa é a única aluna corajosa o suficiente para enfrentar os valentões que importunam Cristian diariamente
Terra e Paixão também terá um núcleo infantil potente para narrar alguns aspectos grosseiros e, infelizmente, realistas da sociedade. O bullying ainda é frenético dentro e fora de instituições de ensino espalhadas pelo país, e Cristian (Felipe Melquíades) não sabe mais o que fazer para escapar dos valentões, até que Rosa (Maria Carolina Basilio) aparece para mostrar sua intensa coragem. Após ganhar o apoio da amiga para escapar de mais uma cilada, o garoto revela a Lucinda (Débora Falabella) que está recebendo uma ajuda importante no colégio.
Cada vez mais revoltada com a situação, Lucinda busca uma maneira de exigir maior atenção da diretoria da escola, afinal seu filho chega praticamente todos os dias com queixas sobre o tratamento repugnante dos outros alunos.
Além disso, a mãe do rapaz também começará a perceber algumas marcas de possíveis agressões físicas nas semanas seguintes, inaugurando um período duplamente conturbado de problemas dentro da família.
Lucinda precisa lidar com as angústias do filho ao mesmo tempo em que sofre nas mãos de Andrade (Ângelo Antônio), um marido alcoólatra, violento e perturbado por uma amargura inexplicável.
O canalha é tão asqueroso que até Anely (Tatá Werneck) ficará desnorteada após receber ameaças do cunhado por causa do trabalho secreto como stripper, guardado a sete chaves pela personagem.
Andrade também não tem capacidade para organizar as ideias de forma inteligente e ajudar o filho a superar os obstáculos. No lugar de um ensinamento pertinente, ele só consegue incentivar Cristian a brigar como um animal, ou simplesmente aceitar que é mais fraco. Lucinda, pelo contrário, dá todo o amor do mundo para o garoto se tornar o que quiser, com a força de um legítimo sonhador.