Em Terra e Paixão, Aline rejeita Caio, mas aceita namoro 'proibido' com Daniel
Paralelamente à batalha para reativar a produção de suas terras, Aline toma algumas decisões questionáveis na fase inicial da novela das nove
Não existe protagonista capaz de escapar dos roteiros traiçoeiros das telenovelas. Apesar de todas as lutas pessoais de Aline (Bárbara Reis) para honrar o legado de Samuel (Ítalo Martins) e reativar a produção de suas terras, uma série de decisões questionáveis transformam sua jornada em um turbilhão de emoções. Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, ela fará questão de rejeitar o romance com Caio (Cauã Reymond), mas, pela amarga ironia do destino, ela simplesmente se entrega aos braços de Daniel (Johnny Massaro).
Ele é noivo de Graça (Agatha Moreira) e, ainda por cima, ouvirá da loira que está esperando um filho. Tudo não passa de uma armação combinada com auxílio de Irene (Glória Pires) para que o relacionamento não seja desfeito, mas, na teoria, o prodígio de Antônio (Tony Ramos) deveria se dedicar aos cuidados de sua mulher, e não a um namoro paralelo.
Mais estranho ainda é acompanhar a história de sofrimento de Aline para, pouco tempo depois, perceber que ela não consegue controlar o desejo por Daniel, um homem que, apesar do combo de boas intenções, não se distancia muito dos milhões de traidores sem caráter espalhados pelo mundo.
Neste cenário, o fator mais cruel será a rejeição de Jonatas (Paulo Lessa), o verdadeiro braço direito de Aline na luta para se reerguer após a tragédia promovida por Antônio. O primo de Samuel chega a trabalhar dobrado, se oferece para ficar à noite nas terras da empresária, mas não consegue se abrir, nem obter algum sinal de interesse da mulher que o faz transpirar de paixão.