Daniel corta Irene e deixa claro que não vai se casar com Graça em Terra e Paixão
Irene tenta argumentar contra a paixão de Daniel por Aline, mas ele garante que não vai se casar com Graça
Se todos os casais estivessem montados corretamente em Terra e Paixão, não poderíamos atribuir o título à categoria das novelas. Exatamente por isso, tudo está bagunçado na trama, com Aline (Bárbara Reis) despertando sentimentos traiçoeiros em vários aliados, e alguns deles correndo sérios riscos familiares devido à paixão. Daniel (Johnny Massaro) sofrerá com a pressão constante de Irene (Glória Pires) para se casar com Graça (Agatha Moreira) e desistir da viúva, mas a paciência do advogado esgota de vez nos próximos capítulos.
Cansado de ser tratado como criança, Daniel corta a mãe em um momento crucial, deixando bem claro que não vai oficializar o matrimônio com Graça e, ainda por cima, vai continuar investindo na relação com Aline, não importando as possíveis consequências relatadas pela matriarca da família, entre elas a perda da herança que será deixada por Antônio (Tony Ramos).
O testamento, inclusive, será uma das principais discussões ao longo da trama, com uma participação fervorosa de Caio (Cauã Reymond) para buscar seus direitos. Quando se trata do coração de Aline, o advogado sai na frente do irmão musculoso e ainda consegue algumas promessas importantes da professora de matemática que decidiu largar as salas de aula para honrar o legado de Samuel (Ítalo Martins).
Graça conta com o apoio de Irene, mas ela é suficientemente inteligente para perceber a falta de interesse de Daniel na relação. Com isso em mente, a dona da badalada butique da cidade precisa decidir se está disposta a continuar jogando sujo para fisgar o filho de fazendeiro à força ou se pretende fazer a coisa certa em algum momento da vida.