Jurecê incentiva Yandara a deixar aldeia e desbravar o mundo em Terra e Paixão
A neta do xamã tem potencial de sobra para conquistar grandes oportunidades na novela das nove, mas falta apenas o empurrão definitivo de Jurecê
A importância inquestionável de Jurecê (Daniel Munduruku) para explicar as complexas relações entre o humano e a natureza já ficou clara desde os primeiros instantes de Terra e Paixão, assim como o potencial enorme de sua neta, Yandara (Rafaela Cocal), que receberá a benção do xamã para deixar a aldeia e desbravar o mundo nos próximos capítulos da novela das nove.
Yandara é imponente em suas opiniões, mas guarda muitas de suas convicções para si, motivo pelo qual ela surpreenderá alguns personagens peculiares na trama, a exemplo de Graça (Agatha Moreira), que, por incrível que pareça, será uma das principais mentoras da personagem no caminho ao espetacular e perigoso mundo da moda, unindo-se indiretamente a um lado delicado, na medida em que a filha de Tadeu (Cláudia Gabriel) se dedica ao golpe do baú para fisgar Daniel (Johnny Massaro).
Como já adiantado pela TV Globo na breve descrição da personagem de Rafaela Cocal, Walcyr Carrasco criou um núcleo cheio de reflexões para mostrar, acima de tudo, que um dos maiores erros dos desinformados de plantão é questionar a possibilidade de integração entre as culturas dos povos originários com a realidade "ocidental". Yandara, por exemplo, vai se tornar modelo com carreira internacional e se mostrará muito mais inteligente do que milhões de ignorantes convencidos.
O primeiro grande passo da personagem para iniciar sua jornada fora da aldeia será o aval de Jurecê, que fará questão de afirmar à neta que ela precisa sair, pois seu destino reserva conquistas que ela não poderá alcançar se ficar apenas em um lugar. A informação será encarada com uma mistura de euforia e medo, mas a jovem saberá parcialmente o que fazer para dar o pontapé.