Jonatas se rebaixa e passa a receber ordens de Graça em Terra e Paixão
Com potencial de sobra para ser um grande ativista, Jonatas prefere bancar o capanga de Graça para sabotar o namoro de Aline e Caio
Corajoso, inteligente e leal, Jonatas (Paulo Lessa) tem atributos de sobra para se tornar um grande protetor dos direitos do trabalhador rural, além de ser um fiel defensor da natureza, mas o grandioso personagem será rebaixado a uma espécie de capanga anti-amor nos próximos capítulos de Terra e Paixão. De repente, o público verá Jonatas obedecendo ordens de Graça (Agatha Moreira) apenas para prejudicar o relacionamento entre Aline (Bárbara Reis) e Caio (Cauã Reymond).
Em uma das cenas patéticas ilustradas pela união entre Jonatas e Graça, a filha de Gladys (Leona Cavalli) simplesmente planta uma lingerie nas coisas de Caio para criar uma intriga com Aline, mas o pior mesmo virá de Jonatas, que prometeu inúmeras vezes ser um escudeiro para a amiga, mas queima a própria língua ao começar a agir de forma infantil na novela de Walcyr Carrasco.
Jonatas e Graça têm interesses em comum, afinal ele quer Aline solteira, e a loira quer Caio livre para ampliar suas chances de arrancar dinheiro da família La Selva. Parte dos espectadores, inclusive, reclama da falta de foco da protagonista, que reafirmou várias vezes sua determinação para triunfar, mas ainda está investindo boa parte do seu tempo em um romance perigoso.
Além de ter que lidar com as tentativas de sabotagem de Graça e Jonatas, Caio também precisa lidar com o retorno inesperado de Agatha (Eliane Giardini). Para piorar, o rapaz será enganado pela própria mãe, que finge não ter interesse na fortuna de Antônio (Tony Ramos), mas quando está sozinha, se vangloria por ter o fazendeiro nas mãos.