Silvério trai Antônio e se junta a Irene contra Agatha em Terra e Paixão
Irene garante o apoio de Silvério para tentar evitar o golpe de Agatha na novela das nove
De todos os indivíduos que poderiam abrir os olhos para as verdadeiras intenções de Agatha (Eliane Giardini), Antônio (Tony Ramos) foi o que mais ignorou a realidade até agora em Terra e Paixão. Nostálgico, o fazendeiro encarou o retorno da ex-esposa como um presente divino e, por isso, não medirá esforços para proteger o verdadeiro amor de sua vida, que, em contrapartida, pretende afundar o criminoso na lama. No meio deste apaixonante impasse, Silvério (Samir Murad) abandona a lealdade e decide ficar ao lado de Irene (Glória Pires) para tentar evitar o triunfo de Agatha.
A preocupação não vem à toa, afinal o advogado receberá algumas solicitações problemáticas de seu maior patrocinador, incluindo o pagamento de uma mesada de altas proporções para Agatha, benefícios extras e a presença constante de Ramiro (Amaury Lorenzo) para garantir a proteção da mãe de Caio (Cauã Reymond), que também cai na lábia de sua nova hóspede e passa a fazer um pagamento constante para ajudá-la a se reerguer.
Até Gentil (Flavio Bauraqui) fica nas mãos de Agatha neste período, mas Irene e Silvério permanecem em estado de alerta para tentar convencer Antônio sobre o golpe em andamento. O fazendeiro, porém, prefere ignorar qualquer tipo de mensagem negativa sobre a amada e se esforça para acreditar que ainda pode resgatar o romance da juventude.
Refutados e humilhados por Antônio, Silvério e Irene vão começar a trabalhar nos bastidores, buscando informações que possam ajudar a descredibilizar o discurso de Agatha. Em seu escritório particular, Irene também buscará medidas mais severas para acabar de uma vez por todas com a vida da rival, mas suas táticas continuam duvidosas, com encontros suspeitos em locais públicos e bolos de dinheiro entregues nas mãos de capangas de habilidade questionável.