Irene ameaça internar Petra se a filha terminar com Luigi em Terra e Paixão
Petra erra feio ao acreditar que teria liberdade para se divorciar de Luigi na novela das nove
Petra (Débora Ozório) tem dinheiro, oportunidades e uma casa cheia de regalias, mas nada disso lhe dá o conforto necessário para esquecer os traumas do passado. Nos próximos capítulos de Terra e Paixão, a agrônoma perceberá a necessidade de terminar o relacionamento com Luigi (Rainer Cadete) após uma conversa emocionante com o marido, mas Irene (Glória Pires) mostra rapidamente suas garras e ameaça internar a filha em caso de divórcio.
Luigi e Petra engatam um bate-papo sério sobre o casamento, até que ambos confessam seus verdadeiros sentimentos, abrindo espaço para as considerações de cada um sobre a conturbação entre os integrantes da família La Selva e, principalmente, sobre Anely (Tatá Werneck) e Hélio (Rafael Vitti), as verdadeiras paixões do casal que intitula este artigo.
A ameaça de Irene soará como uma ofensa de altas proporções à liberdade de Petra, que não conseguirá entender o porquê da atitude agressiva da mãe, muito menos a relação de cumplicidade exagerada com Luigi, um claro golpista disfarçado de benfeitor, que engana praticamente todos à sua volta com um sorriso brilhante e uma elegância atípica para a região dominada por brutamontes sem a menor noção de moda.
No cenário caótico proposto por Irene, Luigi e Petra chegarão a um acordo perigoso: fingir que ainda estão juntos. A tarefa será desafiadora, principalmente porque ambos se dedicarão a novos encontros com seus verdadeiros pretendentes, motivo pelo qual ficará relativamente fácil descobrir a verdade.