Hélio implora para Agatha libertá-lo de missão tortuosa contra Petra em Terra e Paixão
O amor de Hélio por Petra é verdadeiro, mas o grande segredo sobre Agatha pode colocar tudo a perder na novela das nove
Inicialmente, as interações entre Hélio (Rafael Vitti) e Petra (Debora Ozório) foram estrategicamente calculadas para que os interesses de Agatha (Eliane Giardini) fossem atendidos, e agora, com a descoberta crucial sobre o parentesco entre o engenheiro e a ex-esposa de Antônio (Tony Ramos), o principal questionamento entre os espectadores de Terra e Paixão deve girar em torno da agrônoma que, graças ao novo romance, conseguiu renovar a esperança para ser uma pessoa melhor.
Não tem para onde correr: a verdade sobre o laço sanguíneo entre Hélio e Agatha será revelada, doa a quem doer, então é melhor o personagem de Rafael Vitti pensar em uma válvula de escape o quanto antes. Até lá, a única coisa que ele conseguirá fazer é implorar à mãe que o liberta da missão tortuosa contra Petra, afinal eles realmente se apaixonaram na trama.
Agatha, porém, não abre margem para mudanças nos planos e ainda faz questão de repreender o filho pelo descontrole emocional. Mais para frente, a situação fica insustentável, mas ainda existirá uma vantagem física para Hélio na medida em que Petra permanece isolada em uma clínica psiquiátrica. O grande problema, obviamente, fica por conta das assimilações românticas feitas pela agrônoma, que aredita estar diante de um homem 100% sincero.
Enquanto Hélio pensa em uma forma de evitar o colapso completo, Agatha avança em seus planos para tomar a fortuna da família La Selva e ainda assiste de camarote aos altos e baixos dos inimigos, a exemplo de quando Antônio perde o processo judicial para Aline (Bárbara Reis), mas, logo em seguida, mostra que já tinha articulado um plano para acabar com a vida da rival durante o período de comemoração. Do outro lado da moeda, Petra aposta suas fichas em um romance mentiroso, e pode se afundar ainda mais no vício por isso.