Sem memória, Vinícius é usado por Caio para derrubar Antônio em Terra e Paixão
Caio descobre que Vinícius sobreviveu a um atentado orquestrado por Antônio e pensa em uma forma de usar o geólogo ao seu favor na novela das nove
O cerco vai começar a se fechar para Antônio (Tony Ramos) nos próximos capítulos de Terra e Paixão, justamente no período em que o fazendeiro almeja encontrar a paz ao lado de uma nova esposa e um resto de vida pacífico. Em breve, o vilão acerta um tiro em Vinícius (Paulo Rocha) e joga o corpo do amante de Irene (Glória Pires) no rio, sem verificar se ele realmente estava morto, e o resultado não poderia ser mais empolgante, já que o geólogo sobrevive, perde a memória e pode ser usado por Caio (Cauã Reymond) para ajudar Aline (Bárbara Reis).
Quem garante a sobrevivência de Vinícius é Jurecê (Daniel Munduruku), que sente a chegada de um período caótico na região e se espanta rapidamente ao notar um corpo na água. Sem pensar duas vezes, ele inicia um processo de resgate e leva a vítima até a aldeia, onde um árduo processo de cura é iniciado. Somente depois de alguns dias, Caio ficará sabendo sobre a situação, e é claro que o semblante de choque do galã será evidente.
Após o susto, o filho de Antônio começa a refletir sobre o assunto e acredita que pode utilizar a sobrevivência de Vinícius como um recurso de ouro contra o pai. O problema é que a perda de memória pode afetar qualquer tipo de depoimento do geólogo, e Caio poderia prejudicar ainda mais a situação de Aline se tentasse colocar palavras na boca do amante de Irene.
Este será um período de grandes confabulações na novela das nove, com um clima de guerra fria necessário para anteceder a fase mais violenta de toda a trama. Mais para frente, até Aline surgirá com um revólver em mãos para mostrar sua raiva em confrontos cada vez mais explosivos contra Antônio, que também está prestes a provar todos os venenos do mundo em Terra e Paixão.