Hélio se revolta de vez e promete salvar Petra das garras de Agatha em Terra e Paixão
O engenheiro não consegue mais suportar as ordens de Agatha e inicia um plano para atrapalhar os planos da mãe na novela das nove
A última ponta solta deixada por Agatha (Eliane Giardini) pode se tornar exatamente a bala de prata para exterminar qualquer chance de vitória da megera em Terra e Paixão. Isso porque Hélio (Rafael Vitti) está prestes a abandonar oficialmente a aliança com a mãe, dando início a um processo árduo para atrapalhar os planos da nova esposa de Antônio (Tony Ramos) e evitar que Petra (Debora Ozório) sofra consequências gravíssimas em um futuro não tão distante.
As confabulações entre Hélio e Agatha ficarão gradativamente tensas nos próximos capítulos da novela das nove, mas, até certo ponto, o personagem de Vitti continuará aceitando as ordens de sua “superior”, até não ser mais capaz de conduzir seu coração ao caminho errado. Em uma dessas discussões, ele faz questão de afirmar à cúmplice que abandonará de uma vez por todas a parceria.
Talvez, o maior erro de Hélio seja anunciar suas verdadeiras intenções à mãe, afinal todos conhecem o potencial da vilã para grandes contragolpes. Após ouvir um conselho fundamental de Lucinda (Débora Falabella) sobre a necessidade de ser verdadeiro com Petra, o engenheiro modifica suas metas e passa a chamar Agatha de criminosa pela intoxicação proposital de Antônio.
Mas, como dito anteriormente, Agatha tem o dom para reverter situações atípicas ao seu favor. Logo após perceber que Hélio está disposto a abandonar o barco, a antagonista mais insana de Terra e Paixão ergue a cabeça para afirmar que, caso o filho não se case com Petra, a agrônoma ficará em risco. É o suficiente para o rapaz entrar em desespero e voltar a seguir ordens. No entanto, ele começa a formular um plano de fuga para abandonar o quanto antes o ambiente tóxico de Nova Primavera, ao lado de sua grande paixão.