Hélio chama Agatha de criminosa, mas segue no bolso da mãe em Terra e Paixão
Apesar de ter boa noção, Hélio não consegue abandonar a parceria com Agatha, principalmente após ela ameaçar a vida de Petra
O talento de Agatha (Eliane Giardini) para deixar qualquer indivíduo na palma de sua mão é algo a ser estudado em Terra e Paixão, mas enquanto ninguém encontra respostas precisas para explicar o porquê de tudo dar certo para a megera, o público segue acompanhando a desgraça alheia. Nos próximos capítulos da novela das nove, Hélio (Rafael Vitti) vai iniciar uma discussão fervorosa e chegará a chamar a vilã de criminosa por todo o esquema absurdo montado para destruir Antônio (Tony Ramos), mas o confronto será apenas verbal, já que o engenheiro permanece no bolso da mãe com facilidade.
Para ela, não será nada difícil convencer o filho a ficar quieto. Basta mencionar o nome de Petra (Debora Ozório) ao lado de algumas palavras ameaçadoras para que o engenheiro feche o bico e siga cirurgicamente todas as instruções de Agatha. Sem escrúpulos, ela consegue atrair novamente a cumplicidade do rapaz apenas com uma simples sugestão referente a "algo ruim" que pode acontecer com a filha de Antônio e Irene (Glória Pires).
O pedido de Agatha é simples: Hélio precisa se casar urgentemente com Petra e garantir o afastamento definitivo de Luigi (Rainer Cadete) da família, até criar o ambiente perfeito para a esposa de Antônio assumir os negócios da família. O processo parece árduo, mas, como dito anteriormente, tudo dá certo para a personagem de Eliane Giardini, e não será tão complexo obter todos os cenários favoráveis para o golpe.
Com certa rapidez, Agatha forja um documento para colocar Petra contra Luigi e já consegue acelerar o divórcio, ao mesmo tempo em que Hélio oficializa o noivado com seu grande amor, mas não da maneira que ele gostaria, já que, mais cedo ou mais tarde, ela descobrirá a verdade. Se o engenheiro realmente quiser ficar com Petra no futuro, já está na hora de se desligar completamente de Agatha.