Irene sequestra Danielzinho e tenta fugir com Vinícius, que a entrega em Terra e Paixão
Irene perde completamente a noção nos próximos capítulos da novela das nove
A reta final de Terra e Paixão reunirá algumas das maiores reviravoltas já vistas pelos espectadores até então, mas tudo pode ficar um pouco confuso em meio às ações cada vez mais desesperadas dos antagonistas, como é o caso de Irene (Glória Pires), que simplesmente abandona o raciocínio lógico e volta a acreditar na lealdade de Vinícius (Paulo Rocha) durante uma tentativa frustrada de fuga, que termina com uma das cenas mais humilhantes já vivenciadas pela megera em todo o folhetim.
Procurada pela polícia após um depoimento tocante de Vinícius durante o julgamento que finalmente dá a Aline (Bárbara Reis) o direito integral de suas terras, Irene tem um surto inexplicável e simplesmente sequestra Danielzinho, antes de propor a Vinícius uma parceria para que ambos fujam juntos para um local seguro. É óbvio que nada de bom vai surgir dali, e não demora muito para Vinícius entregar o paradeiro da antiga amante, deixando bem claro que já escolheu seu lado.
Em outro momento tocante, o geólogo faz questão de afirmar a Rodrigo (Maicon Rodrigues) que pretende pagar por todos os seus pecados, inclusive a armação fundamentada em parceria com Irene para tomar as terras de Aline. Em sua busca por redenção, Vinícius aceita ajudar a produtora rural na extração de diamantes e no que mais for preciso para curar o sentimento de culpa.
Sem um pingo de inteligência para expor aos seus inimigos na reta final de Terra e Paixão, Irene terá uma queda brusca e deplorável, exatamente do jeito que os espectadores esperavam após a chuva de atrocidades cometidas não apenas pela matriarca da família La Selva, mas também por seu marido perturbado, que será condenado a apodrecer na prisão e terá como única chance a fidelidade forçada de Silvério (Samir Murad).