No final de Terra e Paixão, Lucinda acorda do coma e salva Marino da depressão
Lucinda finalmente desperta do coma nos instantes finais da novela das nove
A preocupação dos espectadores ficou evidente desde quando Lucinda (Débora Falabella) foi baleada em Terra e Paixão, mas engana-se quem pensa que Walcyr Carrasco teria a audácia de tirar oficialmente a vida de uma das personagens mais importantes e corajosas de todo o folhetim. No final da novela das nove, a presidente da cooperativa finalmente vai apresentar sinais de melhora e, depois de algumas visitas emocionantes no hospital, despertará do coma para salvar Marino (Leandro Lima) da depressão profunda.
Nesta fase, o delegado já terá alcançado boa parte de suas metas, incluindo dar voz de prisão a Antônio (Tony Ramos) e Irene (Glória Pires) após uma caçada brutal para provar os crimes absurdos encabeçados pela família La Selva. Mas nem uma vitória na loteria seria capaz de curar a tristeza do delegado, muito menos o sentimento de culpa que se instalou no coração do personagem desde o exato instante em que viu a esposa completamente ensaguentada no chão.
De certa forma, Marino sabe que causou tudo isso, e tem certeza absoluta que poderia ter evitado a ação covarde de Antônio, que não teve pena de contratar um novo capanga para tirar a vida de Lucinda, apenas para atingir o agente da lei e ficar mais tranquilo enquanto resmunga seus delírios na frente do espelho.
Nos últimos capítulos de Terra e Paixão, uma declaração potente de Cristian (Felipe Melquiades) será responsável por elevar os batimentos cardíacos de Lucinda e gerar os primeiros sinais de melhora na personagem, que, após algum tempo, finalmente abre os olhos e encara a segunda grande chance de sua vida.