Jonatas aceita o destino e escolhe Graça no final de Terra e Paixão
O produtor rural passou tanto tempo cercando Aline que não percebeu a felicidade embaixo do próprio nariz
A evolução de Jonatas (Paulo Lessa) foi, sem dúvidas, uma das mais emocionantes de Terra e Paixão, não apenas por todo o apoio em relação às metas de Aline (Bárbara Reis), mas principalmente porque ele soube se reerguer após uma tragédia que quase tirou sua vida. As sequelas ficaram, e o produtor rural pode nunca mais voltar a andar, mas nada disso vai importar após ele perceber que seu destino é ficar ao lado de Graça (Agatha Moreira) e Danielzinho.
Paraplégico, Jonatas se adaptou rapidamente à nova rotina e já conseguiu agir bravamente para tentar impedir o sequestro do filho de Graça nos últimos capítulos, apesar de não ter conseguido evitar que Irene (Glória Pires) levasse a criança. A partir desta fase, fica claro para o filho de Gentil (Flavio Bauraqui) que não há mais motivos para teimosia, principalmente no que diz respeito às novas limitações físicas e aos sentimentos que se afloram cada vez mais no coração.
A angústia que parecia afundar Jonatas a quilômetros de distância da superfície deu lugar ao romantismo que havia se apagado há muito tempo na vida do produtor rural, e não é à toa que ele acaba optando pela simplicidade nos instantes finais do folhetim, inclusive com a recusa de um tratamento que poderia trazer de volta os movimentos de suas pernas.
Depois de cercar Aline a novela inteira e não receber nenhum tipo de retorno além da admiração da protagonista como amiga, Jonatas percebe que pode viver uma vida tranquila ao lado de Graça, cuidando de Danielzinho como se fosse seu filho e seguindo adiante com a mesma força de vontade de antes.