Serj Tankian, do SOAD, explica guerra entre Armênia e Azerbaijão no Jornal da Globo
![O vocalista do System of a Down falou sobre o histórico de ausência dos direitos humanos na região e o genocídio armênio](https://static.diario24horas.com.br/images/articles/2020/10/09/25-serj-tankian-globo.jpg)
![Marcos Henderson](https://static.diario24horas.com.br/images/autores/marcos-henderson.jpeg)
O vocalista do System of a Down, Serj Tankian, concedeu uma entrevista ao Jornal da Globo, exibida na última quinta-feira (8), em que fala sobre o conflito armado entre o Azerbaijão e a Armênia e cita a contextualização histórica que leva a um intenso clima de caos constante na região.
Conhecido pelo ativismo político, Tankian é de família armênia e expõe a violação dos direitos humanos e os crimes de guerra que "dizimam indiscriminadamente a população armênia" com bombas "lançadas pelos exércitos do Azerbaijão e da Turquia."
O cantor relembrou um cessar-fogo de 1994 entre Azerbaijão e Armênia, com a República de Nagorno se estabelecendo como gestora dos interesses mútuos por quase 30 anos. "E, você sabe, o que é diferente agora nessa guerra - e eu chamo de guerra, não mais de conflito, porque há tantos militares, tantos soldados morrendo, tantas pessoas morrendo, civis, que eu não consigo mais chamar de conflito", disse Tankian.
![Conflito armado entre Azerbaijão e Armênia continua destruindo cidades e dizimando pessoas](https://static.diario24horas.com.br/images/uploads/2020/10/09/27-armenia-azerbaijao.jpg)
"O governo do Azerbaijão entregou para a Turquia muito do seu comando militar, especialmente aéreo. Então o governo da Turquia está envolvido nessa guerra como nunca antes. Eles costumavam dar 'avisos' e equipar militarmente, mas dessa vez eles estão ajudando a conduzir a guerra", continuou o vocalista do SOAD.
Em seguida, Serj Tankian aborda a questão delicada da pandemia de Covid-19 como um dos principais motivos para Azerbaijão e Turquia escolherem o período para os ataques. "Eu não acredito que foi por acaso que Azerbaijão e Turquia escolheram o momento em que o mundo está sofrendo - inclusive a Armênia, que tem uma grande quantidade de casos - para fazer esse ataque. É realmente muito brutal quando você pensa que começaram uma guerra durante uma pandemia", lamenta o cantor, que recentemente esclareceu as diferenças de opiniões políticas com um companheiro de banda.
O baterista do System of a Down, John Dolmayan, é um grande apoiador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e entrou em alguns conflitos virtuais com Tankian, que resolveu colocar as diferenças de lado para falar sobre a amizade de longa data com Dolmayan, com quem sempre lutou pelo fim do genocídio armênio.
Sobre o autor
![Marcos Henderson](https://static.diario24horas.com.br/images/autores/marcos-henderson.jpeg)