Neil Young remove músicas do Spotify em protesto contra Joe Rogan
Neil Young removeu suas músicas do Spotify em protesto contra a presença de Joe Rogan como um dos principais podcasters da plataforma. O comentarista esportivo é conhecido por suas opiniões controversas sobre a pandemia de Covid-19, incluindo ocasiões em que espalhou desinformações sobre a vacina e outros assuntos relacionados.
“Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, disse Young em uma carta aberta ao seu empresário e gravadora que foi publicada em seu site, Neil Young Archives, na última segunda-feira (24), de acordo com informações da revista Rolling Stone, que obteve acesso à carta antes de sua remoção do site.
Sem resistência, o Spotify informou em comunicado que concordou em retirar as obras de Young do catálogo, lamentando a decisão do artista e afirmando que espera "recebe-lo de volta em breve".
A empresa ainda fez questão de ressaltar que possui políticas contra a desinformação, sem mencionar as polêmicas envolvendo Joe Rogan. "Temos políticas de conteúdo detalhadas e removemos mais de 20.000 episódios de podcast relacionados à Covid-19 desde o início da pandemia", disse o Spotify em comunicado.
Neil Young tinha mais de cinco décadas de músicas disponíveis no Spotify, começando pelo seu álbum auto-intitulado de 1969 até o mais recente, "Barn", de 2021. Vale ressaltar que Joe Rogan possui um contrato multimilionário com o Spotify para a veiculação do podcast "The Joe Rogan Experience".