Personagem principal da Turma da Mônica é destaque no Fashion Rio
A grife Apoena desfilou no Fashion Rio, com uma coleção inspirada nos primeiros desenhos do cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, em homenagem aos 50 anos da personagem Mônica, da Turma da Mônica. O gibi muito popular no Brasil foi traduzido em looks coloridos e com base em linhas de branco e preto, próprias do universo dos quadrinhos.
Os donos da Apoema, os estilistas Walter Rodrigues e Kátia Ferreira, trabalharam juntos na concepção das peças, que foram produzidas por cerca de 600 costureiras de comunidades carentes do Distrito Federal.
Várias cenas dos quadrinhos foram impressos em peças de alfaiataria, como os pequenos beijos que remetiam à relação de amor e ódio de Cebolinha e Mônica. Além, do coelho de pelúcia, Sansão, que a Mônica brincava e também divertidos desenhos do Cascão.
Filha de Mauricio de Sousa, Mônica Sousa assistiu ao desfile ao lado do pai. Ela, que é diretora da Mauricio de Sousa Produções, cedeu os direitos autorais dos personagens para a marca. O clássico do HQ brasileiro foi criado por Sousa em 1960.