Papa Francisco inicia sua peregrinação por Jerusalém
Neste sábado (24) o Papa Francisco desembarcou na Jordânia para dar início a primeira etapa de sua peregrinação no Oriente Médio, peregrinação esta que o levará à Bélem e à Jerusalém para relançar o diálogo inter-religioso, na tentativa de ultrapassar um conflito regional que continua a agravar-se.
Para o Papa, chefe da Igreja Católica, a retomada do diálogo pode aproximar os campos políticos irreconciliáveis mostrando que religiões não são fatores de ódio.
Já em Emã, Francisco deve presidir uma missa no estádio da capital e se encontrar com 600 refugiados, muitos deficiêntes e oriundos da Síria, após ser recebido pelo rei Abdullah II.
Há também uma cerimônia marcada no rio Jordão, onde Jesus Cristo teria sido batizado.
"Esta vai ser uma viagem estritamente religiosa, primeiro para um encontro com (o patriarca de Constantinopla) Bartolomeu: Pedro e André vão encontrar-se uma vez mais, e isso é muito bom", afirmou Francisco, no final da audiência geral da última quarta-feira (21).
Francisco usou uma referência aos dois apóstolos de Jesus para representar respectivamente a Igreja de Ocidente e a Igreja de Oriente.