EUA: Em discurso, Barack Obama tranquiliza aliados sobre a situação da Ucrânia
No início da manhã desta terça-feira (3) o presidente dos EUA Barack Obama discursou sobre a situação da Ucrânia, tranquilizando a Polônia e seus vizinhos e aliados do Leste Europeu, garantindo que o compromisso norte-americano com sua segurança é sagrado.
Obama discursou antes de iniciar sua viagem de quatro dias que tem por objetivo mostrar a determinação dos EUA em relação à intervenção russa na Ucrânia.
Além do discurso de Obama, a Casa Branca revelou seus planos de uma iniciativa de US$ 1 bilhão para o envio de tropas americanas à Europa, porém não chegou a prometer reforço de sua presença permanente, algo que é buscado por seus aliados na região.
O governo norte-americano ainda informou que deverá reavaliar seu contingente no continente. Obama discursou em um hangar no aeroporto de Varsóvia, ao lado dos militares da Forca Aérea norte-americana, e afirmou que o compromisso dos EUA para com a Polônia e a região é também um dos pilares da segurança dos próprios EUA.
"Nosso compromisso com a segurança da Polônia, assim como com a de seus aliados no centro e leste da Europa, é um pilar para nossa própria segurança e é sacrossanto", disse Obama depois de passar em revista uma unidade conjunta de pilotos de caças F-16 americanos e poloneses. "Como amigos e aliados estamos unidos juntos", afirmou o presidente.