Cristo Redentor: Após ser atingido por raio, obras de restauração são entregues
Durante a manhã desta sexta-feira (11) as obras de restauração do Cristo Redentor, cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro, que foi atingido por um raio há 6 meses, foram concluídas e entregues. Segundo informações, o trabalho de 6 meses se iniciou nos polegares do Cristo, que foram justamente os pontos onde o monumento foi atingido.
Houve restauração das pastilhas de pedra-sabão, captores de para-raios foram ampliados, além do sistema de proteção de descargas atmosféricas intensificado, bem como a blindagem eletrostática.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Cristo Redentor era atingido, em média, por seis raios por ano! Nas despesas da restauração, ao todo foram gastos cerca de R$2 milhões, investimento fruto de uma parceria entre a Arquidiocese, que administra o monumento, e a Pirelli, famosa marca de pneus.
Além das reformas, a obra trouxe também uma novidade ao ponto turístico, um dos mais famosos do Brasil: quatro câmeras foram instaladas na cabeça do Cristo, a 38 metros de altura.
Uma delas vai fotografar visitantes que poderão divulgar as imagens nas redes sociais e uma câmera filmará o local, enquanto a outra será acionada com zoom para fotografar as pessoas. As demais funcionarão 24 horas, focadas na Baía de Guanabara e na Lagoa Rodrigo de Freitas, outros dois cartões-postais da cidade.